Estão abertas no site da Prefeitura de Joinville as inscrições para a Conferência da Cidade

Publicada em 18/04/2022 às 10:42
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Até 6 de maio, a população em geral pode realizar a inscrição para Conferência Municipal Extraordinária da Cidade de Joinville em 2022. A inscrição deve ser feita pelo site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ConferenciadaCidadeJlle2022). No link, está também disponível o regimento da Conferência, entre outros documentos.

Os membros da sociedade que não são indicados como representantes de entidades farão suas inscrições como cidadãos eleitores, com direito a voz e voto no segmento dos Movimentos Populares.

A Conferência Municipal Extraordinária da Cidade de Joinville será realizada no dia 14 de maio. Na ocasião, será eleito o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o “Conselho da Cidade”, mandato 2022-2025. O evento é aberto para toda população, mas os cidadãos que não se inscreverem podem participar apenas como observadores e não terão direito a voz, votar ou ser votado.

Representantes de entidades devem apresentar documentação até o dia 29

Ao realizar a inscrição, os representantes das entidades deverão informar, em campo específico, seu interesse ou não em candidatar-se a uma vaga no Conselho da Cidade.

Os representantes das entidades, além de fazer sua inscrição on-line para a Conferência, deverão apresentar, na Secretaria de Planejamento Urbano Desenvolvimento Sustentável (rua XV de Novembro, 485), até 29 de abril, os seguintes documentos: carta de indicação da entidade que representa, firmada pelo seu representante legal; documento de identidade do candidato (cópia simples) e Estatuto Social, acompanhado da ata da eleição ou posse da atual diretoria (cópia simples).

Cidadãos que se inscreverem para a Conferência como representantes das entidades, mas não apresentarem a documentação necessária no local e tempo estabelecidos, passarão a ser considerados automaticamente como cidadãos eleitores do segmento Movimentos Populares, ainda que tenham informado em sua inscrição fazer parte de algum outro segmento social.

As inscrições não poderão ser realizadas no dia da Conferência, quando ocorrerá apenas o credenciamento dos inscritos.

O Conselho da Cidade

Instituído em 2009, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Joinville tem a missão de auxiliar o Poder Público no planejamento municipal e aconselhar sobre políticas que envolvam ordenamento territorial urbano e rural, integração regional, promoção socioeconômica sustentável, qualificação ambiental, transporte e mobilidade urbana.

O Conselho da Cidade é composto por 52 membros titulares e seus suplentes, representantes de órgãos e entidades organizados dos segmentos: representantes do Poder Público municipal, entidades empresariais ligadas ao ramo do Desenvolvimento Urbano, entidades sindicais de trabalhadores, entidades profissionais, entidades acadêmicas e de pesquisa, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e representantes dos movimentos populares.