Estação de Tratamento de Esgoto que vai beneficiar cerca de 27 mil moradores será construída no Vila Nova

Publicada em 23/11/2023 às 17:25
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Com a obtenção de toda a documentação necessária, a Companhia Águas de Joinville pode realizar a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Vila Nova. Na próxima semana, inicia a preparação do terreno onde a ETE será construída, com adequações preliminares, como cercamento do terreno, limpeza e movimentação de terra. O início da obra está previsto para o primeiro semestre de 2024.

O investimento é de R$ 36,9 milhões e inicialmente a unidade atenderá o bairro Vila Nova, beneficiando mais de 27 mil moradores e, futuramente, também o Morro do Meio. A estação será construída em um terreno com mais de 22 mil m², localizado na rua Hermínia Pensky. Os recursos foram obtidos por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. Quando a ETE entrar em operação, a capacidade de tratamento será de 90 litros por segundo.

Para apresentar o projeto e tirar dúvidas da comunidade, a Águas de Joinville realiza na sexta-feira (1º/12), a partir das 19h, uma reunião na Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer (rua Márcio Luckow, nº 450). A previsão é que o encontro dure cerca de 1h30 e toda a comunidade está convidada para participar.

“Esse é mais um projeto da Companhia Águas de Joinville que vai contribuir para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município, levando mais qualidade de vida à população do Vila Nova, assim como a valorização dos imóveis. Por isso, a reunião é um momento importante para ouvir a comunidade e, principalmente, para que possamos mostrar o projeto e esclarecer eventuais dúvidas”, afirma Sidney Marque de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.

Toda a documentação que é necessária antes do início da obra foi emitida. No final de outubro, a ETE Vila Nova obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI), emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Em novembro, houve a emissão do Alvará de Terraplanagem. Além desses documentos, a unidade também já tinha o Alvará de Construção da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Joinville.

Praça para a comunidade ao lado da ETE

Além de evitar a contaminação do meio ambiente pela utilização de fossas e o lançamento de esgoto nos rios, a implantação da Estação de Tratamento beneficiará a comunidade com um novo espaço de convívio e de lazer no bairro.

O complexo contará com uma praça com mais de 4 mil m², instalada ao lado da ETE, que terá área para as crianças, espaço de convivência e pista de caminhada. A praça será construída em espaço público para valorização urbanística e social do Vila Nova.