No próximo domingo (4/5), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí, localizada no bairro Vila Nova, terá uma parada programada para dar continuidade em mais uma etapa das obras de modernização que ocorrem no local.
O projeto de modernização da ETA Piraí teve início no segundo semestre de 2024 e, desde então, as melhorias vêm sendo realizadas dentro da estação, sem a necessidade de interrupção do abastecimento.
No entanto, na etapa atual é necessário que a adutora de água tratada seja desviada do local onde está, permitindo a continuidade das melhorias. A intervenção é necessária para dar espaço para a construção de um reservatório de água tratada.
Por isso, a ETA Piraí terá suas operações temporariamente interrompidas e os bairros atendidos pela estação terão o abastecimento comprometido durante o domingo.
O abastecimento será interrompido a partir das 4 horas de domingo e a previsão é religar a estação até o início da noite. A normalização será gradativa, ao longo da noite, em regiões próximas à estação. Já áreas altas e os bairros mais distantes da estação deverão ter o abastecimento plenamente restabelecido na segunda-feira (5/5).
As regiões atendidas pela ETA Piraí são Boehmerwald, Glória, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Profipo, Santa Catarina, São Marcos, Vila Nova e parte dos bairros Anita Garibaldi, Costa e Silva (rua Benjamin Constant e adjacências), Floresta (oeste da rua Santa Catarina), Petrópolis (sul da rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (Rodovia do Arroz e adjacências).
No ano em que completa 70 anos, ETA Piraí tem sua estrutura renovada
Inaugurada em 1955, a ETA Piraí é a estação de tratamento de água mais antiga de Joinville. A unidade atende 22% da população da cidade – moradores das regiões Oeste e Sul. O investimento total na modernização é de R$ 43 milhões, obtido por meio de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com contrapartida da Companhia.
“Com as obras de modernização, a ETA Piraí terá um novo reservatório de água tratada, o qual evitará desabastecimento das regiões atendidas em caso de pequenas manutenções. A estação também receberá melhorias no sistema de bombeamento de água bruta, novos filtros e a construção de uma estação de tratamento de lodo”, explica Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia.
Neste domingo (4/5), o serviço será realizado na adutora de 700 mm da ETA, que leva água tratada até os reservatórios nos bairros. Após um trecho da adutora ser cortado, serão instalados registros e conexões e, então, será executada a interligação com uma tubulação de desvio. Em paralelo, também será realizada a troca de paineis da subestação de energia da estação.
No projeto de modernização, também estão contempladas reformas e adequação hidráulica, estrutural e elétrica das atuais estruturas. A previsão é que todas as obras de modernização da ETA Piraí sejam concluídas em 2026.
Após processo de licitação finalizado em 2024, um consórcio formado pelas empresas Enfil, Calcar Construções e AGR Engenharia e Infraestrutura foi o vencedor e passou a ser responsável por este projeto.