Estação de Tratamento de Água do Cubatão passará por manutenção preventiva no domingo

Publicada em 27/11/2023 às 10:18
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville realiza, no domingo (3/12), obras de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. Para execução do trabalho, será necessário interromper as operações da unidade a partir das 5h.

Por isso, as regiões atendidas pela estação, localizadas nas Zonas Norte, Leste e Sul de Joinville, poderão ter o fornecimento de água comprometido. As paradas programadas possibilitam trocas de peças e execução de melhorias no sistema de abastecimento, evitando as manutenções corretivas.

Após a conclusão das obras, o sistema será retomado gradativamente. A previsão é que as regiões mais próximas à ETA Cubatão, que está localizada em Pirabeiraba, tenham o abastecimento normalizado ainda na noite de domingo (3/12). Nos bairros mais afastados e locais mais altos, o fornecimento de água deve ser restabelecido ao longo de segunda-feira (4/12).

Os bairros atendidos pelas ETA Cubatão são: Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

ETA recebe obras de melhoria e de caráter preventivo

Na intervenção de domingo (3/12), uma das obras de manutenção preventiva será no transformador de uma das subestações de energia elétrica, que fica dentro da área da ETA Cubatão. O objetivo é manter a confiabilidade operacional do equipamento.

Também serão trocadas ventosas, dispositivos que eliminam o ar das tubulações, e instalados pontos para novos macromedidores, equipamentos que irão medir o volume de água na saída da unidade. Outra obra será a substituição de um registro da captação, ação que vai contribuir para a modernização das válvulas da estação.

“Além do trabalho de manutenção preventiva, vamos dar andamento em melhorias que fazem parte de um plano maior de preparação da ETA Cubatão para um futuro processo de automação. A modernização de válvulas é uma dessas ações”, explica Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia.

Diversas frentes de obras nos bairros também ocorrem no domingo

Para aproveitar a interrupção no abastecimento de água, outras seis obras serão realizadas em bairros atendidos pela ETA Cubatão. Uma delas será na rua Florianópolis, próximo ao trevo com a Avenida Procópio Gomes (Bucarein/Guanabara), para troca da bomba pressurizadora do sistema de bombeamento instalado no local. O procedimento, realizado anualmente, consiste na retirada do equipamento para manutenção preventiva e instalação de outra motobomba já revisada no local.

Na rua Monsenhor Gercino, no bairro Itaum, serão executadas três intervenções: uma na esquina com a servidão Petronilha da Silva, onde serão instalados um registro e um macromedidor. Também haverá instalação de dois registros – um na esquina com a rua Petrópolis e outro na esquina com a rua Teresópolis. O objetivo da instalação dos registros é reduzir a área de desabastecimento em caso de obras de manutenção na rede.

Já na rua Belarmino Garcia, também no bairro Itaum, será realizada uma obra que prepara a área para a implantação de uma nova rede de abastecimento nos próximos meses. Por fim, na rua Caçapava, no Bom Retiro, será instalado um novo registro na entrada do reservatório R-8, para automatizar as manobras e permitir o controle a distância da vazão de entrada.

Para evitar transtornos durante as obras na rede de abastecimento, é recomendada a colocação de caixa-d’água nas residências. O reservatório deve ter capacidade adequada para o número de residentes no imóvel, que é de 200 litros/dia por morador. A Companhia também orienta que todas as instalações da casa sejam ligadas na caixa-d’água.