Espetáculo de Abertura do Natal reúne 30 mil pessoas em frente à Prefeitura de Joinville

Publicada em 21/11/2022 às 08:18
Relacionado a:

Horas antes do espetáculo começar, o clima de Natal com as tradicionais músicas já encantava quem aguardava pela chegada do Papai Noel, em frente à Prefeitura de Joinville, na noite deste domingo (20/11). Além de todo esquema especial de segurança, com mais de 200 profissionais, uma mega estrutura, com dois telões e com som e luzes especiais, garantiu que as mais de 30 mil pessoas que estiveram na abertura do Natal de Joinville 2022 acompanhassem todos os detalhes do evento.

Por volta das 19h30, o espetáculo teve início com a personagem Francisca, interpretada pela artista joinvilense Renatinha, na sacada da Prefeitura, lendo uma cartinha enviada pelo Papai Noel. O Bom Velhinho revelou que estava com saudade de Joinville, do sabor das comidas típicas e disse estar ansioso para chegar na cidade.

“Eu tenho certeza que nós vamos viver momentos de união com a família e com os amigos, para comemorar o nascimento do menino Jesus, para nunca esquecer o verdadeiro sentido do Natal”, escreveu o Papai Noel na carta.

Mas o que o Papai Noel contou também é que os duendes Chineque e Chimia, os mais brincalhões, haviam viajado antes do planejado para Joinville. Por isso, pediu ajuda para que Francisca ficasse de olho nos dois.

Chineque e Chimia conheceram vários lugares da cidade e também estiveram na Prefeitura de Joinville. Ao entrar na sala do prefeito, os dois se divertiram e bagunçaram tudo. Foi quando Francisca encontrou os dois e propôs que eles a ajudassem a trazer o Papai Noel até Joinville.

Para o acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel, o público ajudou na contagem regressiva. Foram momentos de encantamento com a fachada da prefeitura toda iluminada e o Papai Noel acenando para todos.

“Muito obrigado por vocês estarem aqui nesta noite, em família, comemorando tudo isso de novo. Estamos aqui para agradecer um ano maravilhoso que tivemos, agradecer também as pessoas que colaboram e estão conosco”, disse o prefeito Adriano Silva, agradecendo patrocinadores, responsáveis pelas atrações, Câmara de Vereadores, secretários e servidores públicos.

Toda a cerimônia de abertura foi embalada com músicas natalinas cantadas pelo Coral Natal de Joinville, sob o comando de Fernando e Mário Klemann. O grupo é formado por integrantes dos corais Artmen Chor, Coral Cristo Bom Pastor, Coral da Univille, Coral Feliz, Coral Unida em Cristo e Mini Coral Martin Luther.

“É um dia muito especial, abrimos oficialmente as programações de Natal em nosso primeiro ano de fundação. O Instituto tem a missão manter acesa a chama do Natal em nossa cidade”, destacou o presidente do instituto, Ozei Luis da Silva.

Outro momento que emocionou o público foi quando o padre Adenir Ronchi, representando a Diocese de Joinville, o pastor Cléo Martin, representando o Conselho de Pastores de Joinville e Norte Catarinense e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, além dos cantores Jacira e Ricardo e o evangelista Deive Leonardo se uniram para uma mensagem ecumênica.

O evangelista Deive Leonardo disse que essa é, provavelmente, a melhor época do ano. “É quando celebramos a vida, nos reunimos com as nossas famílias, e tudo isso tem um motivo principal, um filho nasceu, e o nome dele é Jesus. E que ele seja nosso convidado de honra 365 dias do ano. Que a luz de Jesus permaneça brilhando em nossos corações”, enfatizou, pedindo a todos que ligassem a lanterna de seus celulares para registrar o momento com uma vídeo.

A comemoração natalina é uma realização da Prefeitura e do Instituto Natal Joinville, uma entidade sem fins lucrativos que propõe um modelo de gestão ancorado na busca da sustentabilidade e independência financeira, criando atividades geradoras de recursos próprios e captação de patrocinadores.

Público acompanhou o acendimento das luzes

Este ano, a decoração natalina conta com mais de 1,1 milhão de luzinhas que dão brilho e colorido a diversas regiões da cidade.

Giovani Rodrigues, morador do bairro Comasa, chegou cedo, às 18h, com os filhos Maria, de 7 anos, João, de 5, e Manoela, de 2 anos. “Ano passado foi lindo, mas como chegamos mais tarde, ficamos um pouco longe. Dessa vez, viemos cedo para ficar bem na frente, e valeu a pena”, disse. Ao fim do espetáculo, a família seguiu para o Centro, para conferir as atrações do Natal de Joinville.

Para Douglas Henrique Santini, morador do bairro Iririú, o espetáculo foi emocionante. “Cheguei a chorar algumas vezes”, disse. Ele veio com o irmão Roberto e a mãe, Marilza dos Santos, que estiveram no espetáculo no ano passado. Neste ano, Douglas resolveu acompanhar a mãe e o irmão. “Falaram que ia ser bem bonito, e foi mesmo”, completou Douglas.

“Linda festa, linda apresentação, Joinville está de parabéns”, disse Cildora Duque, alagoana que está morando em Joinville há três anos. A filha Sulamita esteve no espetáculo no ano passado e convenceu a mãe e também a tia, Elenilda Botelho Ventura, a prestigiar o evento deste ano.

Circuito de Natal encanta o público em Joinville

Logo após o evento de abertura do Natal, as luzes nas praças Dario Salles e da Bandeira foram acesas, revelando o brilho e cuidado com a decoração em cada um desses espaços. A Praça Dario Salles este ano recebe a casa do Papai Noel em que as crianças poderão entrar e conhecer onde mora o Bom Velhinho. Além disso, em casinhas menores serão comercializados itens típicos de Natal e de Joinville. Já a Praça da Bandeira recebe a Vila da Neve.

O circuito de Natal começa em frente à Prefeitura, que recebeu árvores iluminadas, além de enormes guirlandas na fachada. O roteiro continua em frente à Câmara de Vereadores, a Passarela Charlot e Centreventos Cau Hansen, que será palco do espetáculo Illuminare e sede da Feira de Artesanato. O roteiro continua no corredor de pisca-pisca na rua do Príncipe, iluminação da avenida JK, Rua das Palmeiras e Museu Nacional de Imigração e Colonização.

A tradicional árvore de Natal mudou de endereço este ano. A estrutura, com 20 metros de altura, foi instalada na calçada entre a rua 9 de Março e a avenida JK. Em uma homenagem à dança e às flores, a árvore tem folhas em formato de pétalas e as luzes vão ser sincronizadas com a música e apresentação a cada meia hora.

As atrações do Natal de Joinville 2022, o carrossel e a pista de patinação no gelo, funcionam de terça a sexta-feira, das 17h às 22h. Aos sábados e domingos, o horário será 15h às 23h. Nas segundas-feiras, a iluminação permanecerá acessa, mas as atrações não funcionam.

Patrocinadores do Natal de Joinville 2022

O Natal de Joinville 2022 é realizado pela Prefeitura de Joinville e Instituto Natal de Joinville e tem patrocínio do Condor, Millium, Opa Bier e Tupy. Apoio de Ademicon, Arcelor Mittal, Ascensus Group, Britânia, Catarinense Pharma, Cidade das Águas, Ciser, Clamed, Docol, FGM, Fremax, Henz Engenharia, Instituto Carlos Roberto Hansen, Krona, Metronorte, Nidec, Paviloche, Porto Itapoá, Rogga, Schulz, Selbetti, Transjoi, Trimania, Unisociesc e Valorem. Apoio institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região (Sindilojas), Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de Santa Catarina (Sinqfesc). Além da parceria de Arvo Marketing, Bianca Castellar de Faria, Luz e Oliveira Contadores, Sappia Auditores e Voük Comunicação.

Compartilhe

Skip to content