O clima de Natal chegou em Joinville! Neste sábado (15/11), embalados por música, dança e artes cênicas, cerca de 44 mil pessoas se encantaram com o espetáculo de abertura do Natal de Joinville, em frente à Prefeitura. A cerimônia começou com um momento ecumênico em que representantes de igrejas cristãs falaram sobre a importância da data.
“Quando a gente pensa em montar o Natal, a gente pensa no nascimento de Jesus Cristo, em reunir as famílias. Fazer um espetáculo desse, que traz a emoção, que faz as famílias rirem, se emocionarem, estarem juntas, isso nos engrandece e fortalece a nossa cidade. É uma noite de muita emoção!”, resume o prefeito Adriano Silva.
A presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte, destaca o esforço para que seja cada vez mais uma atração para todos os públicos. “Essa é uma das premissas do Natal de Joinville: levar a magia do Natal para todos. Então, a cada ano a gente avança nas questões de inclusão e acessibilidade, com brinquedos adaptados, sala de acolhimento, visitas guiadas, intérprete de libras, atrações com audiodescrição”, reforça Camila.
A vice-prefeita Rejane Gambin trouxe em seu discurso o significado da data. “O Natal, em sua essência, celebra o nascimento de Jesus. É a festa da simplicidade, da esperança e da fé, e que nos convida a celebrar em família. Este evento é um convite para andarmos juntos, criando memórias que vão aquecer nossos corações o ano todo”.
Nesta edição, para oferecer mais conforto ao público, o espetáculo de abertura será apresentado em duas noites. Portanto, neste domingo (16/11), a atração se repete, às 19h30. A apresentação é assinada por André Gress, que atua em produções da Broadway, e tem a participação do Instituto Arte Maior, da MOA Companhia de Dança, além de uma participação especial da Escola do Teatro Bolshoi.
Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.
“A gente conta com os patrocinadores. A característica desse evento, com tantos detalhes, só é possível porque existe esse apoio. Marcas que nos apoiam desde a primeira edição, outras que vieram este ano. E é graças a essa confiança que a gente consegue realizar esse evento”, detalha a presidente do Instituto Natal Joinville.
Espetáculo emociona famílias com música, dança e efeitos especiais
Entre as 44 mil pessoas que assistiram ao espetáculo de abertura do Natal, estava a família Bruehmueller, que chegou cedo para garantir um bom lugar. “Chegamos às 16h30 para aproveitar tudo desde o começo e estava muito lindo. A mensagem é muito forte, a decoração é linda e as músicas escolhidas especificamente também têm uma mensagem”, conta João Bruehmueller, que assistiu tudo ao lado da esposa Larissa e da mãe Irena, que veio de Itapema para ver a apresentação.
Quem também não perdeu nenhum detalhe foi a aposentada Maria de Souza Pio, de 67 anos, que assistiu à apresentação de olho no coral do Instituto Arte Maior, no qual o neto João estava cantando.
“A família tem que estar reunida. É muito emocionante, o espetáculo emocionou todo mundo, foi lindo. Amanhã estamos de volta para prestigiar o neto”, diz. Ao lado dela, também estava Miguel, de 9 anos, que ficou ansioso pelo irmão e gostou do resultado. “Foi muito legal, os efeitos são muito brilhantes e gostei das músicas”, conta.
Da sacada da Prefeitura, Lara Tribess Borba, de 12 anos, conferiu a multidão que assistia ao espetáculo enquanto cantava com o coral. “A gente fica nervosa, com medo de errar e tem a emoção de ver tudo brilhando, dá muito frio na barriga”, fala. Com visão privilegiada, ela gostou do que viu. “Eu achei as danças muito legais e os figurinos muito bem feitos, fiquei maravilhada, foi mágico”, completa.
Para tornar o evento mais inclusivo e acessível, o espetáculo conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma área exclusiva para pessoas com deficiência. Luciana Castro, que estava com o marido e as filhas Isabela, 3 anos, e Gabriela, 20 anos, que usa cadeira de rodas, aprovou a iniciativa.
“Eu sempre quis assistir ao espetáculo, mas tinha receio de não ter um local adequado para a minha filha. Quando eu soube que teria acessibilidade, resolvi vir com a família e gostei muito. O espaço é amplo, confortável e bem localizado. O mais legal é que o evento se preocupou com todos os PCDs, surdos, autistas e cegos. Estão todos aqui curtindo o espetáculo conosco”, destaca.
Aqui, a magia ganha vida
O grande espetáculo de abertura do Natal de Joinville é dividido em blocos, que são encenados nos dois palcos montados em frente à Prefeitura. Em toda a história, a menina Francisca, uma personagem curiosa e animada, percorre vários mundos que se identificam com as características culturais de Joinville. Em cada um deles, ao aprender algo sobre empatia, solidariedade e vida, ela recebe uma parte da chave mágica que vai ser usada para “abrir a porta mágica do Natal de Joinville”.
O espetáculo começa quando a menina encontra um livro mágico que foi deixado pelo Papai Noel. É o Bom Velhinho quem dá a missão para Francisca de encontrar as partes da chave. Para isso, ela conta com a ajuda dos divertidos e brincalhões Fritz, Chineque e Chimia. Com os companheiros inseparáveis, a aventura pelos mundos encanta o público.
O primeiro mundo a ser visitado é o Mundo das Flores. É nesse jardim encantado que Rosália ensina Francisca sobre a beleza da diversidade e do cuidado com a natureza.
Na sequência, a menina vai para o Mundo das Artes, onde a Mestra Bailarina e os bailarinos mostram a força da dança como linguagem universal. Neste mundo, aliás, o coral do Instituto Arte Maior canta a música “Depende de nós” com acompanhamento em Língua Brasileira de Sinais. Eles estudaram a língua na escola especialmente para este momento.
Francisca também passa por um dos mundos que encanta quem vive ou visita Joinville: a gastronomia. No Mundo das Delícias, o Cozinheiro Encantado e o Biscoito mostram que a culinária é memória e partilha, fazendo referência aos momentos compartilhados com a família e os amigos.
A bicicleta, um dos grandes ícones de Joinville, também faz parte do espetáculo do Natal de Joinville. Um ciclista ensina para Francisca sobre equilíbrio, simplicidade e movimento. Na sequência, os personagens chegam ao Mirante e é lá do alto que contemplam a cidade iluminada e refletem sobre os valores de fé, amor e união. Ao entender sobre esse sentimento, eles recebem o último pedaço da chave e percebem que ela está completa, pronta para dar cumprimento à missão proposta pelo Papai Noel.
Com a chave em mãos, chega o momento mais esperado. Francisca, Chineque e Chimia chegam em frente à Prefeitura e, no palco principal, há uma grande fechadura. Com a ajuda do público, após uma contagem regressiva, as luzes da Prefeitura se acendem, junto com efeitos especiais, ao som da música tema do Natal de Joinville. E para a alegria de todos, o Papai Noel sobe ao palco para desejar Feliz Natal.
“Francisca e todos vocês, obrigado por lembrarem o que é o Natal”, diz o Papai Noel, em referência aos ensinamentos que o espetáculo trouxe em uma apresentação envolvente que reúne música, encenação e dança.
Cerca de 200 pessoas fazem parte do elenco
O Natal de Joinville é feito a muitas mãos. Para que o espetáculo ganhe vida, centenas de pessoas se envolvem na preparação ao longo do ano.
“Saber que 44 mil pessoas estiveram na primeira noite de abertura nos enche de alegria e mostra que estamos no caminho certo. E principalmente um Natal construído por joinvilenses, para joinvilenses, onde o Chineque, o Chimia, o Fritz e a Francisca refletem a nossa história, gastronomia e cultura. Quero agradecer nossos atores, cantores e bailarinos que participaram nesta noite, que abrilhantaram bastante o nosso Natal”, elogia o prefeito.
Cerca de 30 bailarinos da MOA Companhia de Dança, coordenados pela coreógrafa Patrícia Dalchau, trabalharam em ritmo intenso para presentear a comunidade com beleza e emoção. Além dos ensaios regulares, foram intensificadas as preparações, inclusive com ensaios gerais.
Pela primeira vez, os bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil participaram do espetáculo de abertura. Eles apresentaram trechos do balé O Quebra-Nozes, um dos maiores clássicos do balé de repertório e símbolo do Natal, interpretado por 22 bailarinos, entre alunos da Escola Bolshoi e profissionais da Companhia Jovem Bolshoi Brasil.
Trilha sonora combina clássicos e músicas brasileiras em produção exclusiva
A jornada de Francisca e sua turma pelos mundos mágicos é acompanhada de uma trilha sonora que combina clássicos do Natal com músicas brasileiras, em arranjos desenvolvidos especialmente para o Natal de Joinville.
Músicas como Lua de Cristal, da Xuxa, e Era Uma Vez, de Sandy & Júnior, dão um toque especial à produção, encantando os pequenos e promovendo nostalgia aos adultos. Já canções como Então É Natal e Jingle Bell Rock trazem os clássicos natalinos com uma roupagem nova, também desenvolvida exclusivamente para o Natal de Joinville.
A direção musical é de Kátia Siqueira, musicista e educadora do Instituto Arte Maior. Aliás, para abrilhantar ainda mais o espetáculo, 138 vozes dos corais infanto juvenil e juvenil do instituto embalam os personagens durante todo o espetáculo. Neste ano, todo o coral fica posicionado na fachada da Prefeitura, com ainda mais destaque.
O espetáculo de abertura do Natal de Joinville será apresentado novamente na noite deste domingo (16/11), a partir das 19h30, em frente à Prefeitura. A atração é gratuita.