Escolas têm programação especial para celebrar a comunidade surda durante o Setembro Azul

Publicada em 19/09/2023 às 10:06
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello realizou um fim de semana especial para alunos surdos e familiares com o Piquenique Azul, evento que faz parte das comemorações da unidade em razão do Setembro Azul, mês de valorização da comunidade surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As turmas bilíngues e os estudantes ouvintes de 4º e 5º anos, acompanhados pelos familiares, participaram do piquenique no fim de semana. Eles levaram toalhas, comidas e bebidas para compartilhar um momento especial e celebrar a cultura surda. Também assistiram a apresentação de teatro da história “Três porquinhos surdos”.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino tem as escolas Monsenhor Sebastião Scarzello, Anna Maria Harger e Avelino Marcante – Extensão como polos para turmas bilíngues, atendendo 49 estudantes. São salas de aula formadas apenas por alunos surdos ou com deficiência auditiva, com atendimento especializado por meio de profissionais capacitados para potencializar o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes.

“O ensino bilíngue em Libras nas escolas regulares do município é importante para os estudantes surdos porque proporciona expectativas de desenvolvimento da sua língua materna e também do respeito a sua deficiência. Já para os estudantes típicos é uma experiência única de aprender uma outra língua, fazendo com que a inclusão aconteça”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, Priscila Murtinho Deud.

Na escola Monsenhor Sebastião Scarzello estão sendo realizadas atividades comemorativas ao Setembro Azul desde o início do mês, como intervenções artísticas no muro representando as turmas bilíngues.

Além disso, durante esta semana haverá apresentações com convidados e, na última semana do mês, serão diversas atividades, como um concurso de soletração das turmas ouvintes, construção de uma calçada de Libras – formada pelo registro das mães de crianças e professores que deram início às turmas bilíngues na unidade – e momentos de intercâmbio com os alunos da escola Anna Maria Harger.