Escolas Municipais de Joinville são premiadas na final do projeto Meninas na Tecnologia

Publicada em 23/10/2023 às 11:06
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Duas Escolas Municipais de Joinville foram premiadas na grande final do projeto Meninas na Tecnologia de 2023. Elas conquistaram os três primeiros lugares na categoria Ensino Fundamental, envolvendo unidades públicas e particulares. Neste ano, cerca de 240 alunas participaram do projeto na Rede Municipal de Ensino, em uma parceria entre Secretaria de Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Professora Laura Andrade, que também conquistou o segundo lugar com outra equipe. Na terceira colocação, foi premiada a Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara. A somatória da pontuação final é resultado de um desafio envolvendo três quesitos: envio de vídeo do robô seguindo a linha sozinho; apresentação de pitch, com uma solução que envolvesse veículos autônomos; e apresentação de banner sobre a mulher dentro da tecnologia.

“Nosso objetivo com o projeto é dar oportunidade para as alunas desenvolverem seu talento e mostrarmos que elas também podem fazer parte do mundo da tecnologia, uma área ainda muito masculina. Por isso é um orgulho vermos o reconhecimento do trabalho das meninas nesta final”, comenta o secretário de Educação, Diego Calegari.

Ao longo do ano, o projeto Meninas na Tecnologia teve a participação de 80 equipes de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino. As meninas de 8º e 9º ano estudaram diversos temas, como programação, lógica e robótica educacional.

Elas ainda participaram de oficinas de tecnologia e resolução de desafios tecnológico e de empreendedorismo, além de estudar sobre a história da participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.