Escolas municipais de Joinville melhoram desempenho no IDEM e mais de 3,5 mil servidores receberão gratificação

Publicada em 31/03/2023 às 08:59
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville divulgou os resultados gerais do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM) de 2022 nesta quinta-feira (30/3), em uma live para todos os servidores da Rede Municipal de Ensino. Os dados mostram que 89% das escolas municipais melhoraram o desempenho em pelo menos uma das etapas avaliadas (2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental), se comparado aos resultados de 2021, quando houve a aplicação da avaliação pela primeira vez.

Os dados apresentados pelo secretário de Educação, Diego Calegari, mostram também que a Rede Municipal teve o melhor desempenho da história em relação ao fluxo escolar (índice de aprovação dos alunos), desconsiderando apenas o ano de 2020 em razão da pandemia. Os resultados ficaram acima de 96,5% nos anos finais (9º ano) e superiores a 98% nos anos iniciais (2º e 5º anos).

“O IDEM tem como principal finalidade melhorar os resultados da Rede Municipal e garantir que todas as crianças aprendam na idade certa, sem que ninguém fique para trás. É mais uma ação dentro do nosso grande compromisso por uma educação que transforma”, explica o secretário de Educação.

Calegari aponta que os resultados de 2022 reforçam a qualidade do ensino em Joinville, mas também mostram outras oportunidades de melhorias para a Rede Municipal. “Acreditamos que podemos atingir níveis de excelência ainda maiores, colocando a nossa cidade como referência nacional e internacional em educação. Para isso, contamos com a participação e o engajamento de toda a comunidade escolar, desde os profissionais da Educação até alunos e familiares”, ressalta.

Além da divulgação dos dados gerais, os diretores das escolas já receberam os resultados individuais preliminares de cada unidade, que serão comunicados às equipes durante a parada pedagógica desta sexta-feira (31/3). Em seguida, haverá um prazo para os gestores apresentarem eventuais recursos e também para análise por parte da Secretaria de Educação. Os resultados definitivos serão divulgados no início de maio.

IDEM tem impacto no Programa de Valorização por Resultados

Além de mensurar o desempenho das escolas, dos profissionais e a aprendizagem das crianças, o IDEM também tem impacto no Programa de Valorização por Resultados na Aprendizagem. É com o resultado do índice de desenvolvimento que se faz o cálculo de quem receberá a gratificação, criada no ano passado pela Prefeitura de Joinville.

De acordo com os dados preliminares, mais de 3,5 mil profissionais da Educação receberão algum valor de gratificação. O pagamento acontecerá em maio para todos os servidores que atenderem aos critérios individuais (frequência, participação em formações, entrega de atividades e tempo de atuação na rede). Para o cálculo de cada servidor, serão considerados os resultados das unidades escolares e da Rede Municipal.

“É uma maneira de valorizarmos os nossos servidores e, consequentemente, buscarmos resultados ainda mais expressivos. Outras redes de ensino público que adotaram políticas semelhantes observaram essa melhoria em curto espaço de tempo”, explica Calegari.

O programa prevê pagamento de até R$ 8 mil para servidores em funções com atuação direta no ensino e até R$ 4 mil para aqueles que compõem a equipe de apoio das unidades escolares ou estão em funções administrativo-operacionais.