Escola Municipal vence prêmio nacional com projeto sobre alimentação saudável

Publicada em 24/08/2023 às 10:51
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Professora Virgínia Soares, localizada no bairro Floresta, foi vencedor do prêmio nacional Crianças Mais Saudáveis, realizado pela Fundação Nestlé Brasil. O trabalho buscou promover a alimentação saudável e nutritiva aos alunos, além de uma rotina de exercícios físicos.

A iniciativa nasceu no início do ano letivo envolvendo as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental de maneira interdisciplinar. Segundo a diretora, Susana Cercal do Nascimento, foi um privilégio vencer o prêmio, mas também de proporcionar aprendizagens significativas para os alunos.

“A nossa escola tem cultura de participar de prêmios, mas acima de tudo de oportunizar mensagens significativas para os nossos estudantes. A alimentação saudável é uma necessidade e eles estão na idade certa para começar a criar bons hábitos, se tornando também multiplicadores desse conhecimento”, comenta.

A Fundação Nestlé Brasil premiou os dois melhores projetos de cada região do país, entre eles o trabalho realizado na escola Virgínia Soares. Com o reconhecimento, a unidade joinvilense também receberá R$38 mil para fazer alguns investimentos, como na revitalização da horta pedagógica e do refeitório.

Como funcionou o projeto com os alunos

A primeira etapa envolveu a Matemática, com o levantamento dos pesos e medidas dos próprios estudantes, além de aprenderem como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir do resultado, criou-se a problemática de como melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, na disciplina de Ciências, os alunos pesquisaram sobre hábitos alimentares e, em parceria com as famílias, montaram pratos divertidos que representavam a alimentação saudável. Na etapa final do projeto, a professora de Educação Física ainda trabalhou com os alunos quais seriam as atividades físicas mais apropriadas para cada idade.

O projeto foi vencedor da seletiva escolar envolvendo mais de 30 trabalhos para definir o representante da unidade para a Feira Municipal de Matemática, além de ter sido inscrito no prêmio nacional Crianças Mais Saudáveis.