Escola Municipal tem Jardim Filtrante que atua no tratamento de efluentes dentro da unidade

Publicada em 13/03/2023 às 08:50
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED, Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz - SED.UEF.EMJML

A Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz, no bairro Nova Brasília, conta agora com um sistema composto por plantas que atuam no tratamento de efluentes produzidos dentro da unidade. O Jardim Filtrante foi construído em parceria com o Instituto General Motors, Rotary Clube Manchester e Rahmeier Engenharia.

O trabalho começou a partir de uma necessidade da escola, que tinha a preocupação com a destinação dos efluentes produzidos a partir de áreas como banheiros, cozinha e serviços gerais. A unidade encontrou parceiros interessados que viabilizaram um projeto com impacto positivo para a escola e toda a comunidade.

“Essas crianças não vão apenas ser educadas que o respeito ao meio ambiente é importante, que precisam respeitar o ecossistema e cuidar do que é coletivo. Elas vão enxergar na prática, na escola delas, algo que foi feito em uma parceria muito rica”, comenta a vice-prefeita de Joinville Rejane Gambin.

O Jardim Filtrante é um sistema construído dentro do terreno da escola e complementar ao anterior. Ou seja, o efluente passa pelo sistema fossa-filtro e cai no jardim, onde há duas espécies de plantas que permitem a proliferação de colônias de bactérias capazes de remover a matéria orgânica presente no esgoto. Com isso, o efluente sai do sistema e desemboca no rio dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.

Para o secretário de Educação, Diego Calegari, esse tipo de projeto tem um impacto ambiental e também é um componente educacional muito importante. “Esse é um projeto maravilhoso, que faz parte de um grande compromisso pela educação que a gente assume todos os dias com as nossas crianças. É uma parceria para disponibilizarmos um equipamento que traz saneamento básico e tratamento de esgoto local, além de ensinar os alunos o valor da sustentabilidade”, aponta.

O projeto teve investimento da GM e do Rotary Club Manchester e não terá custos para a escola. A única necessidade de manutenção é das podas regulares das plantas que integram o jardim filtrante. Com isso, a unidade pode dar prioridade para as atividades pedagógicas em torno do tema ambiental.

“Nós já temos todo um trabalho com os alunos em relação ao jardim filtrante, e também nas questões de conscientização sobre o meio ambiente e a poluição. Nossa ideia é mostrar que são as pequenas ações que influenciam no resultado como um todo”, resume a diretora Madejane dos Santos Martins Billes.

A ativação do Jardim Filtrante também contou com a participação de Fábio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM; Marcelo Ataíde, diretor de operações da fábrica da GM em Joinville; Deneusa Luzia Rodrigues, presidente do Rotary Clube de Joinville Manchester; representantes da empresa Rahmeier Engenharia; além de representantes da Associação de Pais e Professores (APP) e comunidade escolar.