Escola Municipal de Joinville vence prêmio do TCE/SC como referência no Estado

Publicada em 18/10/2023 às 18:09
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Escola Municipal Prof. Isabel Silveira Machado, de Joinville, foi reconhecida pelo “Prêmio Lume: escola de referência”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). A iniciativa foi criada neste ano para identificar e reconhecer escolas que são referência na rede pública municipal de todo o Estado.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite de terça-feira (17/10) durante o 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó. Foram reconhecidas seis unidades de Santa Catarina, uma de cada mesorregião, sendo a escola Isabel Silveira Machado a vencedora do Norte do Estado.

Segundo a diretora Eronilda Schreiber Cordeiro, o prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade ao longo dos últimos anos. “Me sinto lisonjeada, estou me sentindo muito feliz e emocionada com essa conquista, que também é de todos os gestores que já passaram pela escola”, comemora.

Para Eronilda, o diferencial da escola Isabel Silveira Machado é o envolvimento e o sentimento de pertencimento da comunidade. A unidade foi construída na década de 1940, no bairro Vila Cubatão, e hoje atende cerca de 200 alunos, do 2º período da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

“Conseguimos ter práticas pedagógicas que fazem o aluno aprender, mesmo vindo de famílias mais humildes. Prova disso é estarmos entre os melhores resultados da Rede Municipal no IDEB”, comenta a diretora.

Premiação avaliou índice de educação e outros critérios

Para definir os vencedores, o TCE/SC levou em consideração o índice ICMS Educação, que é calculado a partir de indicadores educacionais das redes públicas municipais, como proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos. Também foram levadas em consideração ações realizadas pelas escolas que não estão previstas em metas pré-estabelecidas.

Durante o processo, foram entrevistados a gestora da unidade, profissionais que atuam na escola, alunos, pais e membros da comunidade escolar. Além disso, o TCE/SC avaliou uma série de documentos, como o currículo pedagógico do município e o projeto político-pedagógico da escola.