Escola Municipal de Joinville conquista cinco prêmios na Copa América de Bandas e Fanfarras

Publicada em 25/10/2023 às 15:38
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Escola Municipal CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira, de Joinville, conquistou cinco prêmios durante a 2ª Copa América de Bandas e Fanfarras, disputada em Itapema (SC) no último fim de semana. Os alunos terminaram na primeira colocação nas categorias “Corpo Musical”, “Pelotão de Bandeiras” e “Mor”, além de terem conquistado a segunda posição em “Corpo Coreográfico” e “Baliza”.

Foi a segunda participação da escola na competição, que reuniu fanfarras de 13 estados brasileiros – em outros anos, houve a presença de grupos de outros países, como Uruguai e Argentina. A estreia na Copa América ocorreu no ano passado.

Segundo a diretora Jurcélia da Silva, foi o primeiro título da escola na categoria de “Corpo musical” e a segunda vez em “Mor”, enquanto o corpo coreográfico tem três títulos conquistados em outras competições, como a Liga Catarinense e o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de SC.

O CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira mantém o projeto da banda desde a fundação da unidade, há 29 anos. Atualmente, 42 alunos fazem parte do grupo em atividades realizadas no contraturno escolar.

Parceria amplia programa de fanfarras na Rede Municipal

Na semana passada, a Secretaria de Educação assinou uma parceria com o Instituto Social Arte Maior para incentivar e ampliar a atividade de fanfarras nas escolas da Rede Municipal de Ensino, por meio do programa Música na Escola. A assinatura ocorreu no CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira.

A parceria atenderá, inicialmente, cinco escolas. O objetivo é formar e manter grupos de fanfarra com alunos do 6º ao 9º ano, com 40 integrantes, bem como grupos de fanfarrinha para estudantes do 3º ao 5º ano, com 20 integrantes A expectativa é atender até 25 unidades, totalizando 1,5 mil alunos no programa.