Enfermaria Especializada em Dengue montada na UBSF Glória começa a receber pacientes

Publicada em 15/04/2024 às 18:22
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Enfermaria Especializada em Dengue, montada na UBSF Glória (rua Brigada Lopes), iniciou o atendimento de pacientes com dengue durante esta segunda-feira (15). Como a estrutura física estava preparada no local, que já abrigava a Central de Hidratação, o serviço foi otimizado para que passasse a funcionar como uma enfermaria.

A Secretaria da Saúde está concluindo a montagem das outras duas enfermarias. Elas estão sendo instaladas nas UBSFs João Costa (rua José Fernandes Dias) e Aventureiro III (rua Santa Luzia) e passarão a receber pacientes assim que estiverem equipadas e que houver demanda para transferência.

As Enfermarias Especializadas em Dengue vão funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

“As nossas Enfermarias Especializadas em Dengue servem de apoio para a Atenção Primária e para as UPAs. Elas recebem pacientes que já foram atendidos primeiramente nas Unidades Básicas de Saúde e precisam de mais cuidados. É um serviço novo e que vai ser adaptado conforme a necessidade e a demanda”, destaca a médica Luana Garcia Ferrabone, diretora técnica da Secretaria da Saúde.

O atendimento aos pacientes nesses locais são individualizados. De acordo com a evolução clínica, podem receber alta, manter acompanhamento pelo Monitora Dengue, ou então ser encaminhado para internação em um hospital, por meio da Central de Regulação, que é administrada pelo Governo do Estado.

Dentro das Enfermarias, o paciente recebe medicação, hidratação e faz exames, conforme a prescrição médica. Quando necessário, o transporte entre o local onde o paciente foi atendido até uma das Enfermarias será providenciado pela Secretaria da Saúde. O serviço também terá apoio de uma ambulância Unidade de Suporte Avançado, que atua como uma UTI móvel, possibilitada por meio de convênio junto aos Bombeiros Voluntários.

“O paciente que tem algum sintoma de dengue, mal-estar, dor nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, deve procurar a Atenção Primária, que são os Postos de Saúde. Eles são a nossa porta de entrada para atendimento”, reforça a médica. Joinville tem mais de 50 Unidades Básicas de Saúde da Família.

Porém, o paciente deve ficar atento caso apresente sinais de agravamento da doença. Nesses casos, deve buscar imediatamente atendimento nas UPAs ou hospitais. “É sempre importante que o paciente tenha atenção com sangramento de gengiva, nariz e outros. Pressão baixa, dor intensa na barriga, aquela dor forte que não passa, sensação de desmaio, tontura. Esses são sinais que a gente deve ficar alerta e procurar atendimento médico”, enfatiza Luana.

Outro alerta importante é com relação a hidratação. Pacientes com suspeita de dengue devem aumentar o consumo de água. A indicação, para a maioria das pessoas, é cerca de seis litros de água por dia.

Compartilhe

Skip to content