Empreendedores participam da primeira aula da Join.Cubo

Publicada em 16/02/2022 às 10:52
Relacionado a: Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores - SDE.CEPAT

Nesta terça-feira (15/2), 100 alunos do Programa de Incubação Join.Cubo iniciaram as aulas. Eles foram recebidos pelas Secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Sustentável e pelo prefeito Adriano Silva.

A formação tem objetivo de capacitar empreendedores ou pessoas que têm o sonho de abrir o próprio negócio.

“Sou empresário e fico emocionado em ver essa sala cheia com pessoas que estão buscando conhecimento. O time da prefeitura está preparado para auxiliar, tirar dúvidas sobre como abrir uma empresa, onde levar documentos, como recolher impostos, todas as dúvidas que vêm a nossa cabeça. A grade curricular é técnica, voltada para empreendedorismo e pensada para todo tipo de negócio”, disse o prefeito.

A Join.Cubo é uma incubadora pública que oferece formação em gestão de negócios e acompanhamento técnico multiprofissional, em parceria com universidades e associações de representação empresarial.

Um dos objetivos é que o aluno monte seu plano de negócio do início ao fim. Para isso, são abordados temas como marketing, perfil do empreendedor, relacionamento com o cliente, precificação, pesquisas qualitativa e quantitativa, ferramentas de gestão, análise de mercado, controle financeiro, além de questões legais e previdenciárias. O aluno recebe também assessoria individual.

“Nossa missão é ajudar que estes alunos se transformem em grandes empreendedores, se capacitem, se qualifiquem e ajudem a construir essa nova etapa na cidade”, declara o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond Vieira.

A empresária Thaís Gomes estava animada para iniciar a capacitação. Ela é formada em moda e há menos de um ano abriu uma pequena confecção de roupas femininas, junto com a mãe que também participa da formação.

“Eu acredito que vou aprender sobre gerenciamento, entender mais sobre a parte financeira, além de fazer networking. Acho que vai ser uma troca bem importante. Tenho planos para a minha empresa, quero aumentar as vendas, ir para o atacado e vender em todo o estado”, conta Thaís.

Ao todo 300 pessoas se inscreveram e 100 foram classificadas, preenchendo a totalidade de vagas ofertadas para esta edição. “Queremos colocar pessoas preparadas para incrementar a economia local. O programa traz uma linguagem acessível e metodologia participativa”, explica Cristina Nogueira, diretora da SAS.

“No Brasil é muito comum empresas morrerem no seu primeiro ano de vida. É fundamental que se trabalhe o empreendedorismo na base para que as pessoas possam abrir seus negócios de forma organizada”, concluiu Adriano.