Empreendedores de Joinville podem aderir ao programa da Prefeitura de empréstimo com juro zero

Publicada em 31/05/2022 às 18:33
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Está em funcionamento o Programa de Retomada Econômica de Joinville. Criado pela Prefeitura, por meio da Lei 8.959/2021, a ação assegura o fornecimento de crédito para micro e pequenos empreendedores, possibilitando o empréstimo de recursos com juros zero, subsidiados pelo município. Os interessados em aderir ao programa podem procurar a instituição financeira credenciada em oferecer crédito, o Banco do Empreendedor.

O Banco do Empreendedor atende micro e pequenos empresários que desejam participar do programa de forma presencial em sua sede (rua Alexandre Döehler, 221, Centro), pelo telefone 3433-9933 e pelo WhatsApp (48) 98405-0382.

Podem acessar os empréstimos do Programa de Retomada Econômica as pessoas jurídicas registradas em Joinville, devidamente formalizadas, que se enquadrem no conceito de Microempresa e Microempreendedores Individuais.

O empreendedor precisa apresentar os seguintes documentos: Termo de Adesão ao Programa de Retomada Econômica (fornecido pela instituição financeira); cópia de Documento de Identificação e do Cadastro de Pessoa Física; comprovante de residência; e caso haja ponto comercial (estabelecimento fixo), apresentar comprovação de posse legítima do imóvel.

Também é preciso apresentar a documentação do avalista: cópia de Documento de Identificação e do Cadastro de Pessoa Física; comprovante de residência; comprovante de renda; e caso o avalista seja casado ou em união estável, deverão ser apresentados os mesmos documentos do cônjuge.

É possível contratar duas operações de crédito, não simultâneas, de até R$ 5 mil para Microempreendedores Individuais (MEI), e de até R$ 10 mil para Micro Empresas (ME), conforme as peculiaridades das empresas. Somente terá acesso à segunda tomada de crédito a empresa que apresentar comprovação à instituição financeira de utilização do valor tomado no primeiro empréstimo, por meio de notas fiscais com gastos feitos dentro do município de Joinville.

A Prefeitura disponibilizará R$ 1 milhão para custear integralmente os juros. Isso viabilizará a injeção de aproximadamente R$ 7 milhões para incentivar o empreendedorismo.

“Esse programa é mais um passo dado pela Prefeitura para o crescimento do empreendedorismo. Neste momento, é importante para as empresas da cidade conseguirem seu espaço nesse mercado global em aquecimento”, afirma o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville, Marcel Virmond Vieira.

No caso de inadimplência por parte do tomador do empréstimo, a instituição financeira assumirá todo o risco. Segundo o diretor-superintendente do Banco do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, sua instituição financeira, além do empréstimo, presta também um serviço de consultoria aos empreendedores.

“Orientamos sobre como usar o recurso investido no negócio. Também analisamos se o recurso que a pessoa quer contratar é realmente necessário. O empreendedor pode estar querendo contratar, por exemplo, um empréstimo de R$ 5 mil, mas, na nossa análise, podemos apontar que R$ 3 mil é eficaz”, explica Luiz.

Instituições financeiras podem se cadastrar no Programa

Durante o decorrer do Programa de Retomada Econômica, mais instituições financeiras poderão se credenciar e fornecer empréstimos a juro zero.

As instituições financeiras que desejam realizar o cadastramento, podem acessar o Edital 454/2021 no site da Prefeitura de Joinville. Para encontrar o edital no site, basta clicar em “Consultar editais de licitação”, selecionar a modalidade editais com credenciamento e colocar o número do edital. O Edital pode ser acessado neste link