Em Joinville, 85% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão em residências

Publicada em 09/02/2024 às 10:24
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Vigilância Ambiental - SES.UVS.VAM

A Vigilância Ambiental de Joinville divulgou nesta sexta-feira (9), o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O indicativo apontou que em Joinville, 85% dos focos de mosquito encontrados estão em residências.

Este ano, o LIRAa foi realizado entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, em 5.834 imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios. Ao todo, foram identificados 625 focos. A maioria deles (298) em recipientes como baldes, vasos, ferramentas, pratos e bebedouros. Na sequência, o local com a maior quantidade de focos é depósito de lixo, como recipientes plásticos, sucatas e entulhos.

“Isso mostra a importância da população aderir aos ‘10 minutos contra a dengue’. Com uma vistoria rápida no terreno, o proprietário já vai identificar esses locais que precisam ser eliminados ou devidamente higienizados para que o mosquito não encontre água parada. Essa conscientização depende de todos. Não basta a gente saber como eliminar os focos, é preciso colocar em prática as ações”, reforça Aline Berkenbrock, gerente de Vigilância em Saúde de Joinville.

O levantamento indica que o risco é alto para a contaminação por dengue em todas as regiões urbanas de Joinville. Além disso, há uma tendência de aumento na quantidade de mosquitos até o mês de maio, quando a temperatura tende a baixar. O LIRAa é realizado em Joinville há nove anos. A série histórica mostra o aumento na quantidade de focos encontrados.

Iniciativas que ajudam a eliminar os focos

No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/DezMinutosContraDengue) há materiais orientativos de como fazer a vistoria, inclusive com um cronograma que pode ser impresso para ajudar o morador. Esse material pode ser livremente usado por qualquer pessoa, instituição, escola ou empresa.

A Prefeitura de Joinville também está organizando um mutirão, que vai ocorrer no sábado (17/2). Além disso, são mantidas todas as outras atividades de visita dos agentes de combate a endemias nas residências, vistoria de armadilhas, aplicação de larvicida em locais onde não é possível fazer a eliminação do criadouro.

Desde o início desta semana, a Prefeitura também está fazendo um mutirão de limpeza em cemitérios públicos municipais. A orientação é que a população evite usar plástico celofane para decoração dos vasos, pois eles acumulam água. Além disso, os pratinhos de planta devem estar com areia até a borda e os vasos com furinhos para que a água não fique parada.

Orientação para pacientes com dengue

Os profissionais da saúde orientam que se a pessoa suspeitar que está com dengue, apresentando febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos e nas articulações, além de manchas vermelhas pelo corpo, procure uma Unidade Básica de Saúde. É lá que o paciente vai receber o diagnóstico e as orientações sobre tratamento.

“Imediatamente após perceber algum desses sintomas, a pessoa deve aumentar a hidratação. Um paciente adulto com dengue deve ingerir cerca de 6 litros de líquido por dia, principalmente água. Infelizmente, boa parte dos casos que evoluem para dengue grave estão diretamente relacionados à desidratação. Então beber muita água é fundamental para que os órgãos continuem funcionando e o paciente se recupere bem”, enfatiza Aline Berkenbrock, Gerente de Vigilância em Saúde de Joinville.

Como evitar focos de dengue:

– Caixas d’água vedadas
– Calhas totalmente limpas
– Galões tonéis, poços e tambores bem fechados
– Pneus sem água e em lugares cobertos
– Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
– Ralos limpos e com tela
– Ar-condicionado com bandeja limpa e sem água
– Bandejas de geladeira sem água
– Pratos de vasos de planta com areia até a borda
– Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
– Vasos sanitários sem uso sempre fechados