Educação de Jovens e Adultos prorroga matrículas e tem 100 vagas disponíveis

Publicada em 27/02/2024 às 11:23
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

O período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi prorrogado até sexta-feira (1) para quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental. São cerca de 100 vagas disponíveis e as inscrições deverão ser feitas na unidade em que o aluno pretende cursar as aulas. Os documentos necessários estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/matriculaEJAjoinville).

A EJA atende alunos a partir de 15 anos que estejam em qualquer nível de aprendizagem, sendo realizada em sete escolas-polo distribuídas pela cidade: Adolpho Bartsch (Pirabeiraba), Dom Jaime de Barros Câmara (Comasa), Joaquim Félix Moreira (Paranaguamirim), Escola de Jovens e Adultos (Itaum), Laura Andrade (Jardim Iririú), Rosa Berezoski (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova).

Neste ano, a Secretaria de Educação lançou uma nova proposta para a modalidade que potencializa a EJA 4.0 e fortalece a qualificação dos alunos, com a oferta de cursos profissionalizantes para todos os estudantes. São horários flexíveis que visam tornar a Educação de Jovens e Adultos mais acessível e adaptável às necessidades dos alunos que trabalham ou têm outras responsabilidades.

Na nova proposta, os alunos que não tiverem disponibilidade de estudar presencialmente todos os dias da semana poderão optar pela modalidade oferecida nas escolas Dom Jaime de Barros Câmara e Laura Andrade. Neste caso, são dois dias de aulas presenciais e três dias com carga horária flexível. Nas demais unidades, as aulas presenciais ocorrerão em quatro dias da semana e um dia com carga horária flexível.

A oferta de curso profissionalizante será nos dias de carga flexível, ocorrendo em instituições parceiras, com disponibilização de vale-transporte ao aluno. As opções para qualificação profissional são nas áreas administrativa, industrial, tecnológica e têxtil. Para quem não tiver disponibilidade para fazer o curso profissionalizante, a EJA 4.0 ainda oferta ao aluno a opção de realizar projetos de pesquisa, empreendedorismo ou na área de tecnologia.