Educação de Joinville usa diferentes estratégias para recompor aprendizagem do aluno

Publicada em 29/06/2023 às 11:14
Relacionado a:

A defasagem escolar é um problema histórico na educação brasileira e teve impactos significativos causados pela pandemia da Covid nos últimos anos. O programa Tempo de Avançar é uma das iniciativas da Secretaria da Educação de Joinville para que os alunos com defasagem escolar, dos anos finais do ensino fundamental, voltem a frequentar a série adequada na idade certa. Em 2022, cerca de 300 adolescentes se formaram pelo programa e puderam ingressar no ensino médio na idade certa.

Atualmente, são 11 escolas polo com o programa Tempo de Avançar, um incremento de duas novas unidades em relação ao ano passado. Os adolescentes se dividem em dois grupos: um formado por alunos que fazem o 6º e 7º anos, e outro que cursam o 8º e 9º anos.

“Usamos uma abordagem metodológica diferenciada e um trabalho de acolhimento porque muitos dos alunos já tiveram sua confiança e autoestima abaladas. E também temos professores comprometidos com o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, socioemocional e ético dos nossos alunos, o que faz toda a diferença”, explica a gerente de apoio à aprendizagem, Deyze Zapelini Faust.

Novas oportunidades para alunos

Uma das alunas beneficiadas pelo programa foi Jancyele Souza Dias, de 15 anos, que estudou na Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho. Ela havia passado por uma reprovação e conseguiu cursar 8º e 9º anos em apenas um ano dentro do Tempo de Avançar.

“O programa foi extremamente essencial e veio para que eu pudesse recuperar o tempo perdido. Foi um aprendizado muito importante na minha vida porque se não tivesse participado ainda estaria no 9º ano e não teria conseguido ganhar uma bolsa de estudos em uma escola particular da cidade”, conta.

Um dos diferenciais do programa também é a oferta de qualificação profissional para os estudantes. Neste ano, ainda houve o reforço de uma parceria com o Senai, que disponibiliza profissionais para desenvolver aulas semanais com os alunos.

Aprender Mais

Outro programa com foco na redução da defasagem escolar é o Aprender Mais, cujo objetivo é desenvolver habilidades na alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do 2º ao 9º ano.

“Esse projeto está atrelado a um sistema de avaliações que são realizadas ao longo do ano com os alunos. É como vemos em quais níveis estão os estudantes, quais habilidades precisamos desenvolver e como devemos trabalhar com eles”, complementa Deyze.

O programa beneficia alunos como Ana Letícia dos Santos, de 14 anos. “Eu tinha muitas dúvidas e não conseguia acompanhar os meus amigos na disciplina de Matemática. Foi depois que comecei no programa que consegui tirar minhas dúvidas e aprender mais”, conta.