Educação de Joinville capacita orientadores sobre prevenção à violência escolar e saúde mental

Publicada em 02/05/2023 às 17:52
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação deu mais um passo na implementação dos protocolos de Prevenção à Violência Escolar e de Saúde Mental nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville. Nesta terça-feira (2), os orientadores escolares de toda a Rede Municipal de Ensino se reuniram para começar a formação e capacitação necessárias para aplicação das diretrizes nas unidades.

Eles terão oito encontros até o fim do semestre, sendo os dois primeiros realizados no formato presencial nesta terça-feira, na Escola de Jovens e Adultos. Os demais acorrerão semanalmente no modelo remoto síncrono. A formação é realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Vozes da Educação, uma consultoria especializada na capacitação de profissionais da área de todo o Brasil.

“Os protocolos buscam sistematizar o atendimento às crianças e dar mais assertividade ao nosso trabalho, que é de garantir a presença dos alunos na escola e em condições de aprender. São conjuntos de procedimentos que vão permitir que atuemos de forma eficaz em situações de violência ou questões de saúde mental”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

Durante a capacitação, os orientadores escolares vão entender mais sobre a violência escolar, bullying, saúde mental, práticas de escuta e acolhimento, além de como lidar com cada uma das situações. Na rotina escolar, são eles os responsáveis pelo acompanhamento do desempenho individual e desenvolvimento dos alunos.

As diretrizes de Prevenção à Violência Escolar e de Saúde Mental foram lançadas no mês passado dentro do programa Busca Pró-Ativa, que busca garantir o direito ao acesso e permanência das crianças e adolescentes nas escolas.

Dentro das diretrizes do protocolo de prevenção à violência, por exemplo, estão os procedimentos internos, estratégias e fluxos relacionados com diversas situações, como violência, depredação do patrimônio, agressão, ameaças, furto e roubo, entre outras situações.