Joinville é uma cidade em que o desenvolvimento caminha em harmonia com a preservação do meio ambiente, unindo riqueza de recursos econômicos e naturais. Para reforçar a conscientização ambiental no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta semana a campanha publicitária “Preserve. Isso também é Joinville”.
Veiculada nas emissoras de TV, rádios, redes sociais e sites, a campanha também foi apresentada nesta quarta-feira (3/6) na Associação Empresarial de Joinville (Acij), durante a abertura oficial do Junho Verde. O conceito da campanha tem como objetivo mostrar a riqueza que é a fauna e flora em Joinville. Os materiais informam sobre as mais de 13 mil nascentes existentes no município, que tem 60% da vegetação nativa preservada.
Antes do evento, a prefeita Rejane Gambin, acompanhada de demais autoridades como secretários, vereadores, presidente da Acij, Guilherme Bertani, e capitão Bruno Berreta Teixeira, comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, fez o plantio simbólico de um pé de cerejinha do Rio Grande.
“As pessoas precisam entender que cada gesto tem um resultado na qualidade de vida de toda a população. Se você planta uma árvore, é uma a mais que nós teremos para enfrentar depois o calor do verão. Se você coloca o lixo no local adequado, não está poluindo. Se cada um fizer sua parte, o planeta pode ser protegido”, afirma a prefeita.
“A preservação ambiental tem que andar em conjunto com o desenvolvimento urbano da cidade. É ela que traz o equilíbrio sustentável que a gente precisa para que esse bom desenvolvimento traga dignidade para o cidadão, para o meio ambiente e para todas aquelas pessoas que querem investir na cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente de Joinville, Fabio Jovita.
A abertura do evento contou com mesa redonda sobre a elaboração dos planos de manejo das áreas de preservação da cidade, com a participação de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento desses planos no município.
Além disso, foi realizada a cerimônia de recebimento do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Programa Águas para Sempre, desenvolvido pela Companhia Águas de Joinville para a proteção dos mananciais que abastecem o município. Na ocasião, os proprietários rurais Zenildo da Luz e Luciano Hardt receberam o pagamento simbólico e todos os proprietários que aderiram à iniciativa foram homenageados.
Mês de conscientização pelo meio ambiente
O Junho Verde foi instituído pela Lei 9.900/2025, de autoria da vereadora Tânia Larson, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental e a colaboração entre a sociedade civil e os agentes públicos, em prol do meio ambiente.
A programação do Junho Verde foi elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sama) da Prefeitura, em conjunto com instituições parceiras, que se inscreveram para participar do evento. São mais de 120 ações em várias regiões do município.
Há atividades voltadas especificamente para os servidores públicos, outras desenvolvidas internamente pelas instituições participantes e ações abertas ao público, algumas com necessidade de inscrição.
A programação completa do evento está disponível no site da Prefeitura, por onde também é possível se inscrever para as atividades que requerem agendamento prévio.
