Diretores de todas as Escolas e CEIs de Joinville participam de reunião antes da volta às aulas

Publicada em 31/01/2023 às 18:20
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Joinville está próximo de começar e o primeiro passo ocorreu na manhã desta terça-feira (31), com a recepção dos diretores de todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade. O retorno das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (6/2).

Os gestores escolares foram recepcionados pelo secretário Diego Calegari e pela equipe da Secretaria de Educação, no auditório da OAB. O cenário do encontro foi inspirado na navegação, que também foi a analogia usada por Dieter Hardt durante palestra aos diretores.

Durante a reunião, Calegari apresentou os desafios do ano aos gestores de Escolas e CEIs, e ressaltou que todos têm um papel na aprendizagem das crianças. O secretário reforçou os compromissos de cada um para que todos os estudantes aprendam na idade certa.

“Queremos que todos os alunos estejam presentes e com condições adequadas para aprender, além de ter o apoio necessário para superar as dificuldades e atingir todo o seu potencial. Essa é uma meta e um compromisso: fazer a diferença na vida das crianças. Que trabalhemos juntos, como escola, família e comunidade, para garantir que ninguém fique para trás”, afirmou o secretário.

No encontro, os diretores foram motivados a ter altas expectativas sobre a aprendizagem dos alunos e assumirem a responsabilidade sobre essa missão. Eles ainda receberam informações sobre ações da Secretaria de Educação e orientações sobre o início do ano letivo.

Retorno de professores e alunos

Na quarta-feira (1º/2), os diretores farão a recepção dos professores nas unidades escolares de Joinville. Os profissionais retornam após o período de férias e acompanharão uma live com o secretário Diego Calegari pela manhã.

Em seguida, terá início a programação de formação para os professores, que ocorre até sexta-feira (3/2) em diferentes Escolas e CEIs de Joinville. Os educadores serão divididos em diversas turmas para atividades de desenvolvimento profissional.

Na quinta-feira (2/2), as Escolas da Rede Municipal de Joinville participarão de uma live especial com o filósofo, professor e doutor em Educação, Bernard Charlot. O francês apresentará o conhecimento adquirido ao longo das últimas décadas de pesquisa para descobrir de que forma os alunos de diferentes classes sociais se apropriam dos saberes.

Toda a programação culmina no retorno dos alunos às escolas na próxima segunda-feira (6/2), quando os estudantes voltam das férias para dar início ao ano letivo.