Dia D de Vacinação em Joinville tem 2,1 mil doses aplicadas

Publicada em 08/05/2023 às 11:28
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Neste sábado (6), a Prefeitura de Joinville realizou o Dia D de Vacinação. Ao todo, 2.191 doses foram aplicadas, sendo 1.186 contra a gripe, 670 bivalentes contra a Covid-19 e 335 outros imunizantes.

Unidades Básicas de Saúde da Família nos bairros Jarivatuba, Floresta, Bucarein, Aventureiro, Bom Retiro e Vila Nova estiveram abertas para que a população pudesse receber as doses.

“Muito obrigada a cada servidor que possibilitou que nós realizássemos essa ação tão importante para facilitar e ampliar o acesso da população de Joinville ao serviço de vacinação”, agradece a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt.

Vacina contra a Influenza

A vacina contra a Influenza segue disponível para crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Vacina bivalente contra a Covid-19

O reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para pessoas com 18 anos ou mais e também para pessoas com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades, imunocomprometidas, gestantes, puérperas, com deficiência permanente, em media socioeducativa, em Instituições de Longa Permanência e habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Por se tratar de uma dose de reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior e um intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose de vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Onde se vacinar

De segunda a sexta-feira, a população que está dentro do grupo prioritário pode se vacinar em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br.

Também é possível receber atendimento na Sala Central de Imunização funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.