Dezembro Verde é mês de conscientização contra o abandono de animais

Publicada em 01/12/2021 às 11:43
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Durante este mês, é celebrado o Dezembro Verde, que busca sensibilizar a população sobre o problema do abandono de animais domésticos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) da Prefeitura de Joinville montou uma programação educativa inspirada no tema.

De 1º a 15/12, será realizada a exposição fotográfica itinerante “É cruel abandonar!”. Os banners com fotos passarão por empresas e locais de Joinville com grande circulação de pessoas. Entre os dias 10 e 12, por exemplo, o público poderá conferir a exposição no 3º piso do Shopping Mueller.

Outra ação da Sama terá ajuda canina. A equipe da Unidade de Bem-Estar Animal (CBEA) percorrerá algumas escolas da cidade, divulgando o Dezembro Verde com a presença do cão mascote da campanha, o Arno.

Arno foi resgatado e tratado pelo CBEA e agora ajuda na sensibilização das crianças. As escolas foram selecionadas levando em conta os bairros que apresentam maior índice de abandono de animais domésticos. A ação é voltada para alunos que estão entre o 4º e 6º anos.

“Conscientizar a população sobre o abandono de animais domésticos é muito importante. Principalmente no final do ano, em que muitas pessoas vão viajar, não tem com quem deixar o animal, e acabam o abandonando”, explica Ketlin Rech, do núcleo de educação ambiental da Sama.

O Dezembro Verde também terá ações de conscientização voltadas aos servidores no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), com cartazes e falas sobre a campanha.