Detrans Joinville realiza blitz educativa para ciclistas e motociclistas

Publicada em 19/09/2022 às 14:52
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

Dando continuidade à programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), realiza, nesta segunda-feira (19), duas edições da blitz educativa Joinville em 2 Rodas.

A primeira, ocorreu no período da manhã, no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Tuiuti, e foi direcionada aos ciclistas.

Durante a ação, que teve parceria do Movimento Pedala Joinville e da Polícia Civil, os ciclistas foram abordados pela equipe da EPTRAN e receberam folders com orientações sobre segurança no trânsito.

Entre as informações reforçadas, atitudes como não circular nas vias em sentido contramão, não utilizar fones de ouvido e, sempre que possível, transitar pelas ciclovias.

Nas bicicletas foram instalados sinalizadores e coladas etiquetas retrorrefletivas, equipamentos que garantem mais visibilidade e segurança, principalmente à noite.

De acordo com a gerente da EPTRAN, Melissa Puertas, o local escolhido para a realização da blitz deve-se à ocorrência de acidentes na região e, também, ao grande fluxo de ciclistas, inclusive trabalhadores que utilizam diariamente a bicicleta como meio de transporte.

“Fizemos um reconhecimento e percebemos o trânsito de muitos ciclistas sem equipamentos de proteção, inclusive trabalhadores que utilizam a bicicleta à noite ou de madrugada”, explica Melissa.

Silvia Dallarosa, vai todos os dias de bicicleta para o trabalho. Para ela, os novos equipamentos instalados em sua companheira de duas rodas irão aumentar a sua segurança.

Ciclista há cerca de 15 anos, Darci Unger considera a blitz uma ação de valorização à vida e reconhece a importância dos equipamentos de segurança disponibilizados pela EPTRAN. “Quando a gente não utiliza, os motoristas reclamam que não veem a gente. O trânsito é muito rápido e a sinalização ajuda bastante a chamar a atenção dos motoristas”.

Blitz para os motociclistas

Ainda nesta segunda-feira (19), a partir das 17h, a EPTRAN vai realizar a blitz educativa Joinville em 2 Rodas para os motociclistas.

Na abordagem, serão coladas etiquetas retrorrefletivas nos capacetes. Também serão reforçadas orientações sobre uso do capacete, manutenção adequada dos retrovisores e escapamentos, e para os entregadores, será lembrada a necessidade de sinalização das caixas.

Blitz educativa no Comasa

Na sexta-feira (23/9), a EPTRAN realiza mais uma edição da blitz educativa Joinville em 2 Rodas. A abordagem será acontecerá na intersecção da rua Baltazar Buschle com a rua Agostinho dos Santos, no bairro Comasa. Desta vez, às 8h, serão abordados os motociclistas e, às 17h, os ciclistas.