No próximo sábado (20/12), a Defesa Civil de Joinville realiza mais uma blitz educativa do Projeto Piava. A ação ocorre das 9h às 12h, na Estrada Quiriri, na ponte do rio Seco, próxima ao pórtico.
“O objetivo das blitze é conscientizar a população que utiliza esses espaços de rios para a prática segura no lazer, evitando afogamentos e acidentes. Também instruímos sobre o turismo responsável nessas áreas, com relação ao cuidado adequado com o meio ambiente, trânsito e segurança”, explica o diretor de Proteção e Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
Participam da blitz os agentes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Guarda Municipal e os Bombeiros Voluntários, com distribuição de materiais e orientações de conscientização. A Secretaria de Meio Ambiente também participará, com a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas.
Durante a temporada de verão, a ação será repetida quinzenalmente, até o mês de fevereiro, sempre aos sábados (exceto no dia 3 de janeiro), nas principais regiões de banho procuradas pelos joinvilenses.
Mas o Projeto Piava não ocorre apenas no verão: durante o ano, a Defesa Civil de Joinville faz ações educativas nas escolas da cidade, compartilhando informações importantes sobre a escolha de locais seguros para banho; descarte adequado de resíduos para evitar a poluição da água e do meio ambiente; cuidados com crianças; e orientações sobre como proceder em casos de afogamento.
Orientações do Projeto Piava
Conheça algumas recomendações apresentadas pelo Projeto Piava com o objetivo de evitar casos de afogamento e preservar o meio ambiente:
Cuidados com banhos de rio
– Sempre deve haver um adulto supervisionando a criança nos rios;
– Escolha um lugar seguro para banho;
– Conheça a profundidade do rio e observe a correnteza;
– Verifique a existência de obstáculos, como troncos, pedras ou galhos;
– Observe as condições climáticas e eventos como enxurradas;
– Evite mergulhar: os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos;
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água.
Cuidados com o meio ambiente
– Limpe o local: não deixe latinhas, plásticos e outros materiais nas margens dos rios ou descartados irregularmente;
– Não deprede;
– Apague sempre as fogueiras.