Defesa Civil mantém alerta para risco de deslizamento em Joinville

Publicada em 04/01/2023 às 10:31
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville permanece monitorando a situação climática em função da chuva que continua durante esta quarta-feira (4). A atenção está voltada para os riscos de deslizamento e queda de muros.

O acumulado de chuva não deve ser tão intenso quanto o registrado na tarde de terça-feira (3). Por isso, o risco de alagamento é pequeno. Durante a terça-feira, a Defesa Civil recebeu 13 chamados relacionados à quedas de muros, deslizamento e erosões. Além disso, vários pontos de alagamento foram registrados. Em 24 horas, choveu 86 milímetros em Joinville.

O muro de uma casa na rua Armazém cedeu e atingiu os fundos da residência da rua Martin Luther King. A Defesa Civil precisou interditar totalmente o primeiro imóvel e os fundos do segundo. Como o solo já está encharcado, aumenta o risco de deslizamento de terra.

Os sinais que indicam deslizamento são rachaduras em paredes e morros e inclinação de postes e árvores.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.

Prefeitura faz manutenção em locais atingidos pela chuva

As equipes das Unidades Regionais de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville também estão atuando para minimizar os impactos da chuva. Logo após o temporal, foram feitas limpezas em ruas. Na manhã desta quarta-feira, a Unidade Regional de Obras Sul faz o conserto de uma erosão na rua Julião Favre, no bairro Santa Catarina. A erosão foi causada pelo rompimento de uma tubulação. A previsão é que até o fim do dia essa obra seja concluída.

Como a região Sul da cidade foi a mais afetada, a Seinfra fez o remanejamento de máquinas e profissionais para intensificar a manutenção, principalmente em ruas de morro.