Defesa Civil leva informações do Projeto Piava para alunos de Joinville

Publicada em 27/10/2023 às 16:02
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville realiza mais uma edição do Projeto Piava – Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce. Na quinta-feira (26), eles estiveram na Escola Municipal Prefeito Max Colin, no bairro Iririú.

Os profissionais levaram orientações sobre cuidados na hora do lazer em rios com o objetivo de conscientizar os estudantes e evitar afogamentos e acidentes com traumas.

Alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam a visita dos agentes da Defesa Civil que apresentaram, de maneira lúdica, como o órgão atua para ajudar a restabelecer a normalidade em caso de desastres e o que fazer para evitá-los.

Além da prevenção a afogamentos e acidentes também são repassadas noções sobre preservação ambiental. Os agentes explicaram sobre deslizamentos de terra, alagamento, inundação, tempestade, cuidados com o meio ambiente e os problemas de jogar lixo nos rios.

“Aprendi que não pode jogar o lixo no rio porque faz mal. E se a árvore está inclinada, pode cair em cima da casa, vou passar para os meus pais o que aprendi hoje”, fala Júlia Beatriz Bento, de 8 anos.

“Nessa idade, dos alunos dos 3º e 4º anos, eles já estão formando as questões do medo e do perigo. Eles já têm essa consciência que uma criança do 1º ano demora um pouco mais para entender o perigo das situações. É fundamental esse trabalho da Defesa Civil nas escolas. Aqui, temos na nossa região Leste, a Baia da Babitonga, o projeto fala sobre prevenção de afogamentos. É bem importante fazer essa conscientização com os alunos”, avalia Roberta de Godoi Ribeiro Monteiro, auxiliar de direção da Escola Municipal Prefeito Max Colin.

“O projeto consiste em alertar as crianças nesse período do ano sobre afogamentos, como se cuidar, o que deve ser feito e o que não deve ser feito. A nossa apresentação é feita com a participação das crianças. Nosso objetivo é salvar vidas e levar informações para diminuir o número de acidentes”, explica o agente da Defesa Civil, Fabene Cruz.

Cuidados nos banhos de rio

– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolher um lugar seguro
– Conhecer a profundidade do rio
– Observar a correnteza
– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas
– Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos)
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água
– Se tiver que buscar a pessoa na água, evite pegá-la pela frente.