Defesa Civil de Joinville realiza palestra do Projeto Piava em escola na Vila Cubatão

Publicada em 19/10/2022 às 16:35
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville realizou nesta quarta-feira (19/10), na Escola Municipal Professora Isabel Silveira Machado, mais uma edição do Projeto Piava. A palestra na Vila Cubatão abordou cuidados para evitar afogamentos e acidentes durante os banhos em rios na área rural, bem como, piscinas e praias.

O agente da Defesa Civil, Fabene da Cruz, conseguiu envolver toda a turma do quinto ano na palestra, com perguntas e relatos.

“Há muitas informações sobre os cuidados que é preciso ter nos rios, mas as crianças, por conta própria, não vão atrás. Então é importante esse alerta, ainda mais nesse período do ano em que as famílias começam a procurar os rios”, explica o agente.

João Vitor da Silva, de 12 anos, achou úteis as informações sobre os cuidados no caso de afogamentos. “Eu aprendi que se a pessoa estiver se afogando, é preciso jogar algum objeto flutuante. Não sabia que é preciso salvar a pessoa que está se afogando a puxando por trás, na água”, diz o estudante.

Sua colega Mabile Alice de Souza também elogiou o conteúdo da palestra. “Aprendi muita coisa, mas o que mais me chamou a atenção foi o que fazer no caso de afogamento e também os cuidados que temos que ter com a natureza”, conta Mabile.

Até novembro, a Defesa Civil realizará mais 11 palestras em escolas municipais. Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, as estatísticas são preocupantes: o afogamento é a segunda causa de morte de crianças de 1 a 9 anos e a terceira na faixa etária dos 10 a 19 anos.

“Chegando o verão, é importante as crianças terem essas orientações fresquinhas na cabeça. E elas disseminam essas informações para as famílias”, afirma o gerente.

Além da prevenção a afogamentos e acidentes também são repassadas noções sobre preservação ambiental.

“Não devemos jogar lixo no chão. Esse mesmo lixo é carregado para os rios, quando chove. Todos nós somos a Defesa Civil. E é nas pequenas ações que temos grandes resultados”, ensinou Fabene para os alunos.

Cuidados nos banhos de rio

– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios;

– Escolher um lugar seguro;

– Conhecer a profundidade do rio;

– Observar a correnteza;

– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;

– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas;

– Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos);

– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água;

– Se tiver que buscar a pessoa na água, evite pegá-la pela frente.