Defesa Civil de Joinville monitora áreas alagadas no Jardim Sofia e no Vila Nova

Publicada em 23/01/2024 às 17:30
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Durante a tarde desta terça-feira (23), a chuva deu uma trégua em Joinville, o que ajudou a baixar o nível dos rios da região central e zona Sul da cidade. Já na região Norte, especialmente no Jardim Sofia, desde o início da manhã, o Rio Cubatão apresentou elevação no nível. O Rio Águas Vermelhas, no bairro Vila Nova, também transbordou próximo à Rua Bento Torquato da Rocha.

A elevação desses rios ocorreu em razão do grande acumulado de chuva durante a madrugada e manhã, especialmente na região da serra. Na região do Jardim Sofia, a Defesa Civil não recebeu nenhuma solicitação de apoio para acolhimento de famílias que deixaram suas casas. Elas foram abrigadas na residência de amigos e parentes.

A Defesa Civil mantém o monitoramento e, caso tenha necessidade, aciona a Secretaria de Assistência Social para a abertura de abrigos. O Plano de Contingência permanece em Alerta Laranja.

Nesta terça-feira (23), entre meia-noite e 16h, o acumulado de chuva variou entre 35 e 50 milímetros dependendo da região da cidade. Desde o início de segunda-feira, foram atendidas 26 ocorrências pela Defesa Civil. Os casos estão relacionados a deslizamentos, quedas de muro e árvore, pontos de alagamento e vistoria de áreas de risco.

A previsão é que a chuva persistente continue até o fim do dia de quarta-feira (24/1). O alerta para risco de deslizamento continua alto. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Os dois homens que ficaram feridos após um muro desabar no Vila Nova permanecem internados no Hospital São José e o estado de saúde é considerado estável.

Orientações em caso de chuva volumosa

– Evite contato com a água em áreas alagadas
– Não passe em pontes que estejam submersas
– Tenha cuidado com crianças próximas de rios, por causa da correnteza