Defesa Civil de Joinville mantém Plano de Contingência em Alerta Laranja nesta terça-feira

Publicada em 16/04/2024 às 11:35
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A forte chuva que atingiu Joinville na segunda-feira (15/4) e todo volume de água acumulado dos últimos dias faz com que a Defesa Civil mantenha o Plano de Contingência em Alerta Laranja. No dia de ontem, a média do volume acumulado de chuva foi de 80 milímetros. Em apenas três horas, durante a noite, o acumulado foi de 74 milímetros.

Durante o período, a Defesa Civil atendeu oito ocorrências, sendo quatro quedas de muro, três deslizamentos e uma queda de árvore. As ocorrências foram registradas nos bairros João Costa, São Marcos, Iririú, Bom Retiro, Boa Vista e Jardim Iririú.

As equipes da Defesa Civil prestaram atendimento realizando avaliação de riscos, oferecendo orientações aos moradores e elaborando relatórios de danos. Uma casa no bairro Boa Vista precisou ser interditada.

Também houve pontos de alagamento de vias no Centro, América, Anita Garibaldi, Bucarein, Aventureiro e Fátima.

Para esta terça-feira (16), a previsão é de que haja novas ocorrências de chuva que podem ser, pontualmente, intensas devido à passagem de uma frente fria pela região. Por isso, permanece o risco principalmente de deslizamentos.

A orientação é que a população fique atenta a casos de movimentação de terra, muro e árvores. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.