Defesa Civil de Joinville atende ocorrências por conta do forte vendaval

Publicada em 13/07/2023 às 18:30
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville atualizou as informações dos danos causados na cidade por conta dos fortes vendavais das últimas horas. O relatório de monitoramento e alerta do órgão aponta que a rajada máxima de ventos nesta quinta-feira (13/7) foi por volta das 13h, quando chegou aos 72 km/h. O dado foi atualizado pela Defesa Civil às 17h30.

“O pico do vento foi entre 12h e 15 horas. Até o fim do dia ainda podem ocorrer rajadas de vento moderadas, entre 45 e 65 km/h. A previsão é que depois disso, gradativamente, a situação vá se normalizando durante a sexta-feira”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

A Defesa Civil de Joinville recebeu mais de 100 solicitações. O bairro com a maior quantidade de chamados foi o Vila Nova com 25, seguido do Morro do Meio com 13 e Costa e Silva com 10 solicitações. A maioria relacionada a queda de árvores, além de destelhamentos e casos de danos em parte de construções, como muros. Não houve feridos, nem interdições de imóveis.

Além da Defesa Civil, o atendimento das ocorrências contou com apoio das Unidades Regionais de Obras, Unidade de Praças, Parques e Rearborização e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. As equipes trabalharam para desobstruir as vias onde houve queda de árvores. Nesse caso, os profissionais liberam o trânsito e depois, gradualmente vão fazendo o recolhimento das árvores e galhos.

Trânsito

Durante o dia, as equipes do Departamento de Trânsito também restabeleceram o funcionamento de 24 semáforos após a queda de energia. Os agentes de trânsito auxiliaram nos cruzamentos com maior movimentação.

Outra medida tomada pela Prefeitura foi uma vistoria e conserto de placas que indicam a localização de pontos estratégicos e prédios públicos na cidade. Com a força do vento, seis delas precisaram de manutenção. Caso algum morador encontre alguma placa danificada, pode fazer o registro na Ouvidoria da Prefeitura pelo site joinville.sc.gov.br, ou pelo aplicativo Joinville Fácil.