Defesa Civil de Joinville alerta que risco de chuva intensa e maré alta continua nesta quarta-feira

Publicada em 04/01/2022 às 18:12
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Durante a tarde desta terça-feira (4/1), uma forte chuva atingiu Joinville e causou pontos de alagamento em ruas da cidade. A Defesa Civil informou que não houve ocorrências graves e que a água baixou rapidamente. A estação localizada no bairro Nova Brasília registrou um acumulado de 43 milímetros em aproximadamente 50 minutos de chuva. Nas últimas 24 horas, o acumulado nesta mesma estação foi de 62 milímetros.

O último relatório de monitoramento hidrometeorológico da Defesa Civil informa que nesta quarta-feira (5/1) uma frente fria se aproxima e mantém o tempo nublado e com chuva em Santa Catarina. O alerta é para a combinação de chuva intensa e maré alta, especialmente no final da tarde, quando a precipitação acumulada pode chegar a 50 milímetros e coincidir com pico de maré.

O aquecimento durante o dia com as instabilidades provocadas pelo sistema traz pancadas de chuva para todo o estado, com temporais isolados, típicos de verão, que trazem rajadas de ventos fortes e chuva intensa.

A maré nesta quarta-feira, a partir das 18h, pode chegar a 1,7 metro. A orientação da Defesa Civil é não dirigir em locais alagados, evitar contato com a água, ter cuidado com crianças em rios e ribeirões e evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Em caso de alagamentos e deslizamentos, o cidadão deve ligar para os Bombeiros Voluntários, no telefone 193, ou na Defesa Civil, pelo 199.