Defesa Civil de Joinville alerta para risco de inundações e deslizamentos

Publicada em 13/06/2023 às 11:32
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Da noite de terça-feira (13/6) até a manhã de sexta-feira (16/6), são esperadas fortes chuvas para o litoral catarinense e áreas próximas, com acumulados que podem superar os 100 mm. A instabilidade é causada pela formação de um ciclone no oceano, próximo da costa de Santa Catarina.

Em Joinville, o risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos no período. “Destacamos que, nas últimas 48 horas, os acumulados de precipitação registrados já superam os 100 mm, portanto, atenção especial ao risco de deslizamentos, neste período”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

Recomendações da Defesa Civil

– Deslizamentos de terra: atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil do Município, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
– Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
– Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois, muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.