Defesa Civil de Joinville alerta para o risco de deslizamento

Publicada em 16/10/2023 às 16:43
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Mesmo com a previsão de diminuição na quantidade de chuva, a Defesa Civil de Joinville mantém o Alerta Laranja no Plano de Contigência. A medida é necessária devido as ocorrências já atendidas e do risco de deslizamento que permanece alto, em função do solo encharcado.

Em 24h, a Defesa Civil registrou 100 mm de acumulado de chuva, sendo que 80 mm foram em menos de 12h. Esse acumulado resultou no transbordamento dos rios Águas Vermelhas, Cubatão, Rio do Braço e Piraí.

Tiveram registros de ruas alagadas nos bairros Jardim Sofia, Vila Nova, Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos. Esta condição ainda permanece para a bacia do Rio Águas Vermelhas, com alguns acessos inundados no Morro do Meio e Nova Brasília. Não há pessoas desabrigadas.

A Defesa Civil atendeu oito ocorrências, sendo que a mais relevante resultou na interdição parcial de uma residência na Rua Guarapari, no bairro Jarivatuba. Um deslizamento de terra no fundo do terreno ocasionou a interdição. As outras ocorrências não tiveram gravidade e foram chamados para vistoria em imóveis, queda de árvore e risco de deslizamento.

A condição para os próximos dias indica chuva fraca nesta sexta-feira e sábado (13 e 14/10), podendo ocorrer pancadas de chuva a partir de domingo (15/10).

Como o solo ainda está encharcado, a Defesa Civil orienta as pessoas que moram próximas de encostas e morro para que a qualquer sinal de deslizamento, deixem o imóvel e acionem as forças de salvamento pelos telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros Voluntários de Joinville).

A atenção deve ser redobrada a qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.