Defesa Civil alerta para risco de temporal e vento forte nesta quinta-feira

Publicada em 20/03/2024 às 18:39
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville está em estado de atenção devido à possibilidade da frente fria que se aproxima do estado vir acompanhada com temporal e vento forte. Os sistemas meteorológicos indicam que ao longo da quinta-feira (21), o calorão ainda estará presente, com temperatura próxima dos 35 graus. Porém, a chuva deve chegar na região de Joinville durante o dia, com risco das rajadas de vento chegarem a 80 quilômetros por hora.

Por esse motivo, o risco é considerado alto para ocorrências como destelhamento, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. A expectativa é que durante a noite de quinta-feira, esse sistema se afaste do estado. Após a chuva, a temperatura deve diminuir.

É importante que em caso de vento forte, a população siga as orientações da Defesa Civil e não fique próxima a objetos que podem ser arremessados com a força do vento. A dica é buscar um local seguro para se abrigar, longe de árvores, postes e placas.

Mesmo com a temperatura elevada, em dias de chuva com a formação de raios, a recomendação é desligar aparelhos eletrônicos e não ficar na água em praias, rios e cachoeiras.

Outra dica importante é não trafegar em áreas alagadas e ter atenção redobrada próximo de pontes e rios, pois a correnteza tende a ficar mais forte nesses locais.

A Defesa Civil estadual emite gratuitamente alertas em tempo real. Para receber os comunicados, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da sua residência.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.