Defesa Civil alerta para risco de chuva persistente e maré alta nos próximos dias

Publicada em 12/04/2024 às 08:15
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville informa que acompanha o alerta emitido pela Defesa Civil estadual e pela Epagri/Ciram, que indica risco moderado de chuva persistente e volumosa em Joinville até domingo (14/4), além do risco de picos da maré no período.

As chuvas são provocadas pela circulação marítima e a combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas. A chuva intensa pode ocorrer de forma acumulada em pouco espaço de tempo. Os volumes previstos variam entre 50 e 70 mm. Se essa quantidade cair de forma acumulada, aumenta o risco para ocorrências como alagamentos, inundações, enxurradas pontuais e deslizamentos.

A Defesa Civil de Joinville monitora também os picos de maré no período, já que pela atuação de fortes ventos em alto mar, há condição de elevação nos níveis. Os horários de picos da maré são para sexta-feira (12), às 18h50 (1.8m); sábado (13), às 1h50 e às 19h30 (1.6m) e domingo (14), às 2h30 (1.6m).

A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões catarinenses.

Orientações da Defesa Civil

A orientação é que, em caso de chuva volumosa, a população evite trafegar por áreas alagadas, principalmente em pontes submersas e pontilhões. É preciso evitar o contato com as águas e deve-se ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Outra orientação é ficar atento ao risco de ser atingido por objetos, como placas e árvores que podem ser arremessados com a força do vento. Por isso, em caso de temporal, deve-se sempre buscar um local seguro para se abrigar.

Para receber os alertas em tempo real, basta enviar o número do CEP da sua residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. O serviço é gratuito e operado pela Defesa Civil estadual.

Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil pelo número 199 e aos Bombeiros Voluntários no 193.

Compartilhe

Skip to content