Defesa Civil alerta para fortes chuvas de sexta-feira a domingo

Publicada em 06/10/2023 às 10:42
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa de Civil de Joinville alerta para as fortes chuvas que ocorrem desta sexta-feira (6) até o domingo (8/10), provocadas por uma área de baixa pressão que está atuando no Sul do Brasil. Nesta sexta, há risco de temporais, com rajadas intensas de vento e possibilidade de granizo.

No sábado (7/10), a chuva deve ser volumosa nas regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina. “Mas podemos ter volumes significativos também para Joinville. Requer monitoramento”, afirma o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

O cenário mais crítico, para Joinville, está previsto para o domingo (8/10). A previsão é um volume de chuvas entre 100 e 150 milímetros neste dia.

“Considerando o cenário, o risco para inundações, enxurradas e deslizamentos é alto no domingo, já que tivemos um acumulado de 110 mm nas últimas 36 horas”, explica Maiko.

Na segunda-feira (9/10), as chuvas devem diminuir no Estado.

Orientações

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente de pessoas que moram próximas de rios e morros.

A orientação para a população é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas com água acumulada. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido a correnteza que tende a aumentar.

Já os sinais que indicam risco de deslizamento são movimentações de terra, como inclinação de postes e árvores, rachaduras em paredes e no caso específico de morros, água com barro escorrendo.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.