Cursos gratuitos que capacitaram mais de 570 produtores rurais de Joinville estão com inscrições abertas para dezembro

Publicada em 01/12/2023 às 09:04
Relacionado a: Unidade de Desenvolvimento Rural - SDE.UDR

Os produtores rurais de Joinville podem aproveitar o mês de dezembro para participar dos últimos cursos gratuitos que ocorrem neste ano. Em 2023, 574 alunos já participaram dos 71 cursos realizados pelo programa, que totalizaram mais de 470 horas/aula. Entre os 24 temas oferecidos, os mais procurados foram Inseminação Artificial em Bovinos, Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Oleicultura Básica.

Abrangendo diferentes áreas da agroindústria e agricultura familiar, a grade também trouxe temas como panificação e confeitaria, processamento de carne suína e de frango, artesanato de bordado, microtratores e operação e manutenção de roçadeiras.

A iniciativa é da Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE). As capacitações gratuitas para produtores rurais fazem parte do programa “Cultivando o Saber”, promovido em parceria com o Sindicato Rural de Joinville, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (SENAR/SC).

De acordo com o diretor executivo da UDR, Luiz Carlos da Maia, o programa “Cultivando o Saber” alcançou resultados expressivos neste ano, atingindo seus objetivos.

“Foi realmente espetacular. Tivemos adesão muito boa dos agricultores e sentimos que impactou o conhecimento na comunidade rural, agregando valor aos produtos e impulsionando a agroindustrialização que é um importante foco da UDR”, avalia.

Segundo Maia, a parceria consolidada entre a Prefeitura de Joinville, o Sindicato Rural de Joinville e o Senar/SC, garantem a continuidade das capacitações, em 2024: “Os cursos continuarão com a mesma intensidade, oportunizando ao produtor rural melhorar a sua renda”.

Conhecimentos para o negócio e para a família

Moradora do bairro Vila Nova, Cristiane Beninca Daniel é frequentadora assídua dos cursos gratuitos oferecidos. Desde o ano passado, participou das capacitações sobre nota fiscal eletrônica, massas, geleias e conservas, artesanato em costura e, o mais recente, confeitaria.

Para ela, os conhecimentos obtidos nos cursos são utilizados em várias atividades no dia a dia. No negócio da família, cuja atividade é o cultivo de arroz, Cristiane é responsável pela parte administrativa que inclui a emissão das notas fiscais. Já as delícias que aprende nas capacitações, são apreciadas pelos amigos e contribuem para a economia da casa.

“Participo dos cursos para agregar conhecimento, para poder fazer em casa e servir para as visitas. No curso de confeitaria, estamos aprendendo a fazer salgados, doces, bolos recheados, tudo como se fosse para uma festa de aniversário”, conta Cristiane.

Sobre a qualidade dos conteúdos, ela afirma: “Os cursos são ótimos e muitas vezes aprendemos aqui o que não é ensinado em cursos pagos. Os instrutores têm muito conhecimento. Eles trazem as apostilas, mas as informações sempre vão além e eles dão ótimas dicas e tiram as nossas dúvidas”.

Inscrições e agenda de dezembro

Podem participar dos cursos gratuitos para produtores rurais pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As aulas acontecem das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Confira, a seguir, a programação dos cursos gratuitos que serão realizados no mês de dezembro.

– INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS:
Data: 4, 5, 6 e 7/12 (segunda a quinta-feira)
Local: Fazenda Chaparral
Endereço: Estrada Alvino Souza do Nascimento (Ribeirão do Cubatão), 4.520
Inscrições e informações: Sindicato Rural de Joinville (Leonardo: 99162-6097)

– INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS:
Data: 11, 12, 13 e 14/12 (segunda a quinta-feira)
Local: Fazenda Chaparral
Endereço: Estrada Alvino Souza do Nascimento (Ribeirão do Cubatão), 4.520

– EMPREENDEDORISMO RURAL:
Data: 12 e 13/12 (terça e quarta-feira)
Local: Sindicato Rural de Joinville