Curso semipresencial para Educação de Jovens e Adultos alia formação para assistente administrativo

Publicada em 27/06/2022 às 13:00
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville passará a oferecer um programa especial de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional a partir de agosto, em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sesi Senai. O foco será no atendimento a pessoas com 15 anos ou mais que desejam concluir o Ensino Fundamental.

O programa irá oferecer dupla certificação, já que alia o currículo da Educação Básica com curso profissionalizante de assistente administrativo. Além disso, será em formato semipresencial, com até dois encontros semanais em unidades polos no período noturno. As aulas presenciais ocorrerão na Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss, no Morro do Meio; e na Escola Municipal Dom Jaime Barros Câmara, no Comasa.

“Existe um alto índice de evasão escolar dos alunos adultos que retomam os estudos para concluir a Educação Básica e identificamos que o modelo tradicional, com aulas presenciais todos os dias, dificulta a frequência de quem, por diferentes motivos, parou de estudar há muitos anos. O objetivo de realizarmos a parceria com a Fiesc, por meio do Sesi Senai, é justamente porque o programa oferece uma solução inovadora com a modalidade semipresencial e integrada à aprendizagem profissional”, afirma o secretário de educação, Diego Calegari.

O programa oferece aulas por áreas de conhecimento, sem divisão dos alunos por série. O curso tem duração total de 13 meses letivos, que poderão ser reduzidos caso o aluno apresente conhecimentos que permitam validar itinerários formativos da Educação Básica. Nas primeiras semanas de aulas, haverá um processo de reconhecimento de saberes, que possibilita o aluno reconhecer competências e habilidades já adquiridas.

“Entendemos que a aprendizagem ocorre a todo instante, não somente dentro das salas de aula. O adulto já chega com conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida, pois vivencia diferentes contextos e a metodologia de ensino consideras estas experiências no processo. Além disso, o programa respeita a forma de aprendizagem dos alunos adultos e oferece itinerários focados no mercado de trabalho e na realidade deste estudante”, explica a supervisora de educação do Sesi Senai Joinville, Dulcinéia Looben Simsen.

Além deste novo Programa, a Prefeitura de Joinville e a Fiesc têm ampliado esforços em frentes de trabalho de elevado impacto socioeconômico.

“Podemos citar o Programa Joinville Emprega+ e o Programa de Formação de Professores da Rede Municipal em Robótica e Libras, dentre outras parcerias em fase de concepção, inclusive na área da saúde”, destaca Marco Aurélio Prass Goetten, gerente-executivo da Regional Norte e Nordeste Fiesc.

Matrículas ocorrem de forma presencial

As matrículas deverão ser realizadas de forma presencial nas escolas polo. Será nos dias 28/06 e 05/07 na EM Professora Elizabeth Von Dreifuss (Rua Minas Gerais, 5876, Morro do Meio); e 30/06 e 07/07 na EM Dom Jaime Barros (Rua João Ebert, 836, Comasa), exclusivamente das 16h às 20 horas.

As aulas iniciarão em agosto, com os encontros presenciais no horário das 18h15 às 22 horas. Cerca de 80% da carga horária prevista para conclusão do curso é na modalidade à distância via plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Serão ofertadas 70 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022. Os pré-requisitos para os alunos interessados são: possuir histórico escolar original comprovando ter cursado até o 5º ano do Ensino Fundamental e documentos originais de identidade, CPF e comprovante de residência.