Cultura, tradição e gastronomia de sete países estarão no 5º Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização

Publicada em 29/06/2023 às 10:20
Relacionado a: Museu Nacional de Imigração e Colonização - SECULT.UPM.MNI

Neste domingo (2), a rua Rio Branco, no Centro de Joinville, se tornará um espaço de encontro para diversas nacionalidades e descendências que compõem a população da cidade. É que ocorre o 5º Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). O evento começa às 10h e encerra às 20h, com gastronomia típica de sete países, apresentações de música e dança, exposições, oficinas e rodas de conversa.

“Estarão representados diferentes grupos que simbolizam a história da nossa cidade, mostrando que todos são importantes, todas as tradições culturais são valiosas e, principalmente, que podemos conviver lado a lado, compreendendo e valorizando as diferenças”, diz a gerente de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura de Joinville, Roberta Meyer.

As atrações ocorrem dentro do museu, no bosque e no jardim; e na rua em frente à unidade, com participação gratuita e aberta a todos. Durante todo o dia, grupos e instituições estarão vendendo pratos como o fritay (do Haiti), polenta com galinha (da colonização italiana no Brasil), quiches (da França) e comida japonesa, além de empadas e cucas tradicionais de Joinville; e doces de Pelotas (como quindins, ninhos e olhos de sogra), que são um patrimônio imaterial do Brasil. Serão 11 tendas com produtos gastronômicos.

Pelo palco, passarão escolas de samba, grupos de dança, cantores de música japonesa e dançarinos de joropo, entre outras apresentações que demonstrarão a diversidade cultural dos moradores de Joinville. Haverá também momentos para aprendizagem, em rodas de conversa que discutirão temas sociais, e em oficinas de dança, de origami e de ikebana. Os grupos também apresentarão aspectos da cultura de seus países e seus antepassados em exposições de arte, moda e artesanato.

Museu de Imigração e Colonização completa 66 anos

O evento celebra também os 66 anos da criação do Museu Nacional de Imigração e Colonização. Ele está instalado em um imóvel construído em 1870. Quando foi criado, em 2 de julho de 1957, foi o primeiro museu do país dedicado ao tema. Na época, tinha como objetivo recolher e expor os objetos e documentos relacionados ao processo de imigração e colonização no Sul do Brasil no século XVIII e início do século XIX.

Atualmente, a partir da compreensão de que é papel dos museus estabelecer reflexões entre o passado e o presente, a abordagem do museu de Joinville se transformou para olhar também para as novas linhas migratórias e tornar-se um espaço de representação dos diferentes grupos sociais. A unidade passou por obras de reforma e restauro, foi reaberta em março de 2022 e, agora, prepara a nova exposição de longa duração, que terá como foco a ampliação da contextualização histórica e dos debates sobre o processo migratório na região Sul, da fundação de Joinville ao tempo atual.

Confira outras atrações da agenda cultural

– Sarau Lítero-Musical na Biblioteca Pública Rolf Colin
Quinta-feira, 29/6, às 19 horas
Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Rua Cmte. Eugênio Lepper, 60 – Centro)

– Feira do Itaum
Sábado, 1º/7, entre 9h e 17 horas
Terminal do Itaum (Rua Monsenhor Gercino – Itaum)
Entrada Gratuita – Classificação etária: livre

– Espetáculo “Augusto jantar”, pelos alunos do Curso Técnico de Teatro do IFSC Joinville
Sábado e domingo, 1º e 2/7, às 19 horas
Galpão da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (Rua Quinze de Novembro, 1.383 – América)
Entrada Gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo – Classificação etária: 14 anos

– 5º Festival do MNIC – Cultura: Explosão de Vida!
Domingo, 2/7, entre 10h e 20 horas
Rua Rio Branco, 229 – Centro

– Feira Jardim Criativo
Domingo, 2/7, entre 10h e 18 horas