Criação de abelhas ensina preservação do meio ambiente para crianças da Rede Municipal de Ensino

Publicada em 26/05/2023 às 11:39
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Associação dos Apicultores de Joinville (Apiville), tem despertado nos alunos um olhar especial para o respeito e preservação do meio ambiente, com a criação de abelhas nativas (sem ferrão) em escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino.

A Apiville já instalou meliponários em 19 unidades escolares. Até o início do próximo mês serão implantados seis novos, sendo um deles nesta sexta-feira (26), dentro da programação da 2ª Semana Municipal de Apicultura e Meliponicultura. Outras oito unidades ainda desenvolvem o projeto com outros parceiros.

Cada instalação realizada pela Apiville contempla quatro colmeias, com três espécies diferentes de abelhas. São feitas capacitações com os profissionais das escolas e CEIs participantes do projeto, além de palestras aos alunos e acompanhamento técnico ao longo de todo o ano.

A partir disso, são desenvolvidos os projetos pedagógicos com os alunos, trabalhando de forma interdisciplinar com os componentes curriculares nas escolas do Ensino Fundamental, e dentro dos campos de experiências na Educação Infantil.

“O trabalho com as abelhas nas escolas mostra para as crianças a importância de um inseto tão pequeno e que faz a diferença na vida de todo um planeta. Sem elas, não haveria como as plantas serem polinizadas e não teríamos frutos e alimentos que são necessários para os seres humanos”, explica Marlene Zimmer, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.

Crianças aprendem e se divertem com as abelhas

No CEI Cachinhos de Ouro, em Pirabeiraba, o projeto é desenvolvido de forma institucional desde o ano passado, com pesquisas e atividades de observação. Duas turmas também ficam responsáveis pela alimentação e cuidados semanais das abelhas.

A professora Amanda Barazetti é quem apresenta todo o conteúdo sobre o inseto, desde vídeos a gêneros textuais, sempre baseados na curiosidade e interesse das crianças.

“Elas têm muito carinho pelo espaço e já entenderam que as abelhas precisam ser cuidadas. O mais legal é que elas levam todas essas informações para casa e ainda pedem para os pais comprarem mel porque sabem que é bom para a saúde”, conta.

Desde a implantação na unidade, as abelhas viraram assunto no dia a dia das crianças. Por meio do projeto, elas aprendem e se divertem, estimulando o conhecimento e a preservação do meio ambiente dentro e fora do CEI.