Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é neste sábado em Joinville

Publicada em 15/05/2025 às 16:30
Relacionado a: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville - COMPIR

Neste sábado (17/5), das 7h30 às 17h30, será realizada, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Governador Celso Ramos, a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (COMPIR).

As inscrições online estão encerradas, com 228 inscritos, mas ainda é possível participar, realizando o credenciamento na hora da Conferência. O evento é voltado para todas as pessoas que têm interesse no tema e que desejam propor, em âmbito municipal, políticas públicas de justiça social, igualdade de raça e gênero que estejam engajadas em questões antirracistas.

Além de apresentações culturais, o evento contará com a palestra “Olhar para o futuro: Caminhos para equidade, justiça racial e reparação”, da historiadora Denísia Martins Borba.

A Conferência também vai propor aos participantes a realização de trabalhos em grupo, elaborados a partir dos três eixos temáticos do evento: democracia, justiça racial e reparação.

“Em cada um desses eixos existem subtemas que serão tratados com orientação dos coordenadores dos eixos. A proposta da conferência é articular junto à comunidade de Joinville, moções, políticas públicas e discussões acerca de cada subtema, dentro dos eixos temáticos. Cada pessoa pode participar de um eixo temático e todos podem propor ideias, desde que alinhadas com a pauta principal”, explica Estefany Cristine dos Passos, presidente do COMPIR.

As propostas votadas durante o evento serão posteriormente enviadas aos órgãos legisladores das políticas de promoção à Igualdade Racial.

Eleição dos Representantes

Durante a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ocorrerá a eleição dos representantes que irão participar da etapa estadual da Conferência, com a missão de levar e trabalhar para que as propostas que foram articuladas em âmbito municipal avancem para as esferas estadual e nacional.

No evento, os candidatos deverão descrever a sua trajetória e será eleito o que receber maior quantidade de votos. Serão eleitos 85% de representantes da sociedade civil e 15% de representantes governamentais.

Ao todo, Santa Catarina terá 29 representantes como delegados, incluindo membros da sociedade civil, população negra, quilombolas, povos ciganos, povos de comunidades tradicionais de religião de matriz africana e povos indígenas.

As etapas municipal e estadual antecedem a 5ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial – CONAPIR, que será realizada em setembro, em Brasília (DF). A estadual ocorrerá dia 9 de julho.

Programação da 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

7h30 – Recepção, credenciamento e café
8h – Cerimonial de abertura
8h30 – Apresentação cultural da aldeia indígena Takuaty
8h50min – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência
9h – Palestra “Olhar para o futuro: Caminhos para equidade, justiça racial e reparação”
9h40 – Debate
10h – Trabalhos em grupo por Eixo Temático: 1 – Democracia, 2 – Justiça Racial e 3 – Reparação
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Apresentação cultural da Comunidade Quilombola Ribeirão do Cubatão e Coletivo NOA
13h45 – Trabalhos em grupo por Eixo Temático: 1 – Democracia, 2 – Justiça Racial e 3 – Reparação
15h – Café
15h30 – Plenária final: apreciação e votação das propostas dos grupos e das moções
16h30 – Eleição dos representantes para a Etapa Estadual da Conferência

Compartilhe

Skip to content