Comunidade pode participar de reunião sobre sistema de abastecimento de água Piraí Sul

Publicada em 17/01/2023 às 14:48
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Nesta quarta-feira (18), a Companhia Águas de Joinville realiza uma reunião comunitária para falar sobre a futura Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí Sul e a nova tubulação, chamada de adutora, que será necessário implantar para levar a água da estação aos reservatórios.

O encontro será na Casa dos Arautos do Evangelho, que fica localizada na Estrada Fernão André Gomes, nº 1500, bairro Nova Brasília. A reunião vai iniciar às 19h e deve durar cerca de 1h30.

A participação na reunião é aberta à comunidade e, para os moradores do entorno das obras, a Companhia entrega um convite nas residências. As reuniões têm como objetivo principal ampliar o entendimento da população a respeito das obras da Águas de Joinville.

Além disso, após a apresentação do projeto, será aberto espaço para considerações, sugestões e esclarecimento de dúvidas da comunidade.

ETA Piraí Sul

O projeto Sistema Piraí Sul é amplo e envolve diversas etapas, que vão desde a implantação de redes de água até a construção da estação de tratamento de água.

Essa é a primeira reunião comunitária sobre o assunto. Nesse momento, o enfoque será a obra da nova tubulação, que levará água da estação para os reservatórios que abastecerão a população, em maior parte da região sul de Joinville.

As obras de instalação das redes de água iniciam no primeiro trimestre desse ano. Serão implantados 10 km de tubulações novas, que passarão por diversas ruas da zona Sul, começando pelas ruas Áustria e Fernão André Gomes.

A previsão de finalização dessa parte da obra, com a implantação da adutora, é para o segundo semestre do ano que vem. Também está previsto para 2024 o início da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí Sul.

Hoje, Joinville tem duas estações de tratamento de água: a ETA Cubatão, que abastece 75% da cidade, e a ETA Piraí, que abastece 25%.