Comunidade da Vigorelli recebe capacitação sobre empreendedorismo

Publicada em 27/06/2023 às 10:58
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Secretaria de Habitação - SEHAB

Na noite de segunda-feira (26/6), ocorreu o segundo encontro do Projeto Social Moradia Legal: Reurb Vigorelli. O tema dessa edição foi empreendedorismo, mediado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Joinville.

Segundo o diretor executivo da SDE, William Escher, o objetivo do encontro foi conhecer quem são os empreendedores na Vigorelli, ouvi-los e oferecer os serviços da Prefeitura de Joinville.

“Ouvimos a comunidade e foi uma reunião muito proveitosa. Oferecemos ferramentas para que os moradores possam aproveitar esse bom período de desenvolvimento econômico que está chegando na Vigorelli, pela Reurb” afirma Willian.

Para o diretor da SDE, o empreendedorismo da Vigorelli engloba os comerciantes, os pescadores, os aposentados que fazem algum tipo de serviço para ganhar uma renda extra, as donas de casa e todos que desejam criar oportunidades de negócios.

“Fomos ouvi-los e oferecer os serviços públicos já disponíveis dentro do município, como a Join.Cubo, o Espaço do Empreendedor, O Farol ou até mesmo as vagas de emprego do Cepat. A ideia é que essas pessoas possam aproveitar esse momento importante para a Vigorelli para se transformar e gerar renda e qualidade de vida”, explica o diretor.

Em maio, ocorreu a primeira capacitação do Projeto Social Moradia Legal: Reurb Vigorelli. O tema abordado foi “Turismo de Base Comunitária” com a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult). A Secult apresentou aos moradores da Vigorelli o bem-sucedido exemplo da Ilha de Marajó, no Pará, que trabalha o turismo comunitário em uma ilha de pescadores.

O Projeto Social Moradia Legal – REURB Vigorelli terá mais cinco encontros que ocorrerão até novembro, sempre na última segunda-feira de cada mês e, em dezembro, haverá o fechamento dos encontros.

Dentro dos investimentos da Prefeitura na Vigorelli estão ainda a iluminação pública, a parte interna de urbanização da vila, pavimentação e drenagem, além de todo mobiliário urbano.

E desde maio, a Companhia Águas de Joinville trabalha para a implementação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta na Vigorelli. A Companhia também executa a instalação de 1,5 km de rede coletora de esgoto e de 1,6 km de rede de água. O investimento da Águas de Joinville na região é de R$ 2,9 milhões. A Prefeitura também já fez a pavimentação asfáltica no acesso à comunidade.