COMPIR apresenta programação do Mês da Consciência Negra que ocorre em novembro

Publicada em 30/10/2023 às 10:44
Relacionado a: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville - COMPIR

Em novembro, mês em que é celebrada a Consciência Negra, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (COMPIR), realiza ações especiais e convidados renomados.

A programação do 16o Mês da Consciência Negra de Joinville terá início no dia 7 de novembro (terça-feira), com a palestra “Educação antirracista: diálogo, conscientização e prática de construção”, que será ministrada pela escritora, educadora e especialista em diversidade e relações étnico-raciais, Janine Rodrigues. Ela também é fundadora da Piraporando, organização que trabalha para construir uma sociedade antirracista e que promove o afeto como forma de educação.

A palestra é direcionada a professores, pesquisadores e à comunidade em geral. O evento será realizado na UniSociesc (rua Gothar Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi), às 19h.

No dia 14 de novembro (terça-feira), o público feminino protagoniza o painel “Trajetórias de vida e a visibilidade da mulher negra na sociedade”. O debate terá a participação da vereadora de Joinville Ana Lúcia Martins; de Clarice Accordi, poetisa, pesquisadora e integrante do coletivo Ashanti; da professora Grazielle Gleise Santana, pedagoga e ativista em Itajaí (SC); a capoeirista de Joinville Mestre Karlinha Reis; e as mulheres negras empreendedoras Débora Silva Carmo e Ercilia Souza Gragefe.

O painel também tem como público-alvo professores, pesquisadores e a comunidade em geral. O evento será realizado na OAB/SC – Subseção Joinville (rua Amazonas, 46 – Saguaçu), às 19h.

As inscrições para a palestra e para o painel são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/MesConscienciaNegra2023).

Para encerrar a programação do Mês da Consciência Negra de Joinville, toda a comunidade está convidada a participar da marcha que tem como tema “Reparação histórica e bem viver – a juventude negra quer viver”.

A ação é organizada pelo COMPIR e terá a participação de movimentos sociais, coletivos negros e simpatizantes. O local de concentração para a marcha será o Parque da Cidade (rua Inácio Bastos – Guanabara) e a saída será às 16h, com destino ao Kênia Clube (rua Botafogo, 255 – Floresta).

“Joinville precisa com urgência desse olhar da igualdade racial. O COMPIR está se reestruturando para atender a essas demandas e resgatar os direitos. Convidamos a todos para prestigiar a programação do Mês da Consciência Negra”, destaca a presidente do COMPIR, Eliane da Silva Maria Gelain.

A programação tem apoio da OAB e da UniSociesc e é uma realização do Compir e da Prefeitura de Joinville, por meio de diferentes secretarias.

Compartilhe

Skip to content