Competições do xadrez do Jeville foram realizadas nesta sexta-feira

Publicada em 03/05/2024 às 16:54
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Nesta sexta-feira (3), foram realizados os jogos de xadrez da 25ª edição dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville). As partidas ocorreram na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Joinville. O Jeville é realizado pela Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville.

Na categoria 14 a 16 anos, masculino, se inscreveram 63 alunos, de 24 escolas. No feminino, foram 20 estudantes, de 12 escolas. Na categoria 11 a 13 anos, masculino, foram 45 participantes, de 14 escolas, e feminino, 27 atletas, de 9 escolas.

Uma das participantes foi Lara Liz Heuchling, da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi. “Competições como o Jeville são muito boas para incentivar o xadrez. Pessoas que às vezes jogam apenas por diversão podem se dedicar mais e se tornarem atletas com esse estímulo”, diz Lara.

Seu colega, Victor Emanuel Costa Assunção, é o campeão catarinense de xadrez na categoria sub 12. “Eu comecei a jogar com 7 anos de idade. Hoje eu estudo xadrez pelo menos duas horas por dia, recriando jogadas e estudando livros de estratégias”, informa Victor.

Segundo Wilson Otto, professor do clube Novo Xadrez Joinville, o xadrez traz muitos benefícios para os jovens. “Ele desenvolve a inteligência, o raciocínio, exige uma grande concentração e muito respeito”, aponta o professor.

Inscrições

A Sesporte continua com inscrições abertas para o Jeville. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelas escolas nas quais os atletas estudam. No site da Prefeitura de Joinville há informações sobre como fazer a inscrição e quais as modalidades que estão com inscrições abertas.