Companhia Águas de Joinville publica Relatório Anual de Qualidade da Água

Publicada em 14/02/2023 às 18:51
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville distribui, a partir dessa semana, o Relatório Anual de Qualidade da Água relativo ao ano de 2022. O documento traz as análises, mês a mês, dos parâmetros turbidez, cor, cloro residual e coliformes totais. Além disso, informa a frequência de amostragens realizadas para o monitoramento de água, descreve as etapas do tratamento e as características da água distribuída.

O relatório será entregue nas residências junto com a fatura de água. No caso de condomínios, o documento é disponibilizado ao síndico. Além da versão impressa, o material fica disponível no link. Os relatórios de anos anteriores, desde 2017, também estão disponíveis para consulta.

Monitoramento

A Companhia realiza o monitoramento da qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais, até os locais de consumo. No total, 262 pontos de controle são monitorados, contemplando todos os bairros do município.

As amostras são coletadas diariamente e analisadas no Laboratório de Controle de Qualidade da Águas de Joinville, que é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Somente em 2022, foram mais de 38 mil análises de água.

A publicação do Relatório Anual de Qualidade da Água é prevista no Decreto 5.440/2005, que estabelece definições e procedimentos relacionados ao controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação à comunidade sobre a qualidade da água para consumo humano.