Companhia Águas de Joinville inicia construção da Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Paraíso

Publicada em 15/09/2022 às 17:13
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville iniciou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Jardim Paraíso. Na primeira quinzena de setembro, está sendo realizada a preparação do canteiro de obras e a execução de terraplanagem.

A estação está sendo construída na avenida Plutão, esquina com a rua Puppis e tem previsão de conclusão para 2024. Entre os destaques da ETE, está uma tecnologia para controle de odores.

“A estação terá lavadores de gases nas unidades de tratamento preliminar, atendendo às exigências dos órgãos ambientais. Sua capacidade de tratamento, nesta primeira fase, será de 60 litros por segundo”, informa Lucia Rodrigues, coordenadora de expansão da Águas de Joinville.

O sistema beneficiará 27 mil moradores, não só do Jardim Paraíso, mas também dos bairros Vila Cubatão, Jardim Sofia e parte do Bom Retiro (região do Garten Shopping e universidades).

O investimento contratado para projeto, implantação e pré-operação da ETE Jardim Paraíso é de R$ 26,8 milhões. Com as redes coletoras ativas e a ETE em pleno funcionamento, a cobertura de esgotamento sanitário de Joinville será ampliada em 3,7%.

A construção da ETE Jardim Paraíso faz parte do programa Joinville Bem Tratada, um pacote de obras de saneamento que visam à melhoria do sistema de água e à ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Um dos objetivos do programa é expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Joinville, levando saúde para a população e preservando o meio ambiente.

Os moradores do entorno das obras estão recebendo comunicados nas caixas de correio com avisos sobre os trabalhos.