Companhia Águas de Joinville dá dicas sobre o uso consciente do recurso em comemoração ao Dia Mundial da Água

Publicada em 20/03/2025 às 16:23
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Em Joinville, atualmente, mais de 2,4 mil quilômetros de tubulações são responsáveis por fazer a água tratada chegar a aproximadamente 254 mil imóveis. Em meio a diâmetros de 50 a 900 milímetros, se toda essa rede fosse colocada em linha reta, o comprimento seria o correspondente a viajar de Joinville para São Paulo quatro vezes.

A água que percorre toda essa tubulação é produzida pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Cubatão e do Piraí. A ETA Cubatão trata 1.750 litros de água por segundo, atendendo 75% da cidade, o que corresponde a mais de 500 mil pessoas. Em um dia, produz água suficiente para encher 160 mil caixas-d’água de mil litros. A ETA Piraí, por sua vez, trata 500 litros de água por segundo e atende 25% da cidade, uma média de 144 mil moradores. Sua produção diária de água é capaz de encher 43 mil caixas-d’água de mil litros.

Ainda que as águas dos rios Cubatão e Piraí, fontes de abastecimento da cidade, já apresentem boa qualidade antes mesmo da captação, é muito importante que passem pelo tratamento. Isso garante que a água da torneira se torne potável e própria para o consumo, pois ao ser tratada fica livre de partículas e demais substâncias que aparecem nos rios em função das chuvas e demais ações da natureza. Os produtos que a água recebe na fase de tratamento também garantem sua qualidade até chegar ao consumo.

Combate ao desperdício de água

Atualmente, o índice de perdas de água tratada em Joinville está em 34,6%, número melhor que a média nacional divulgada pelo Instituto Trata Brasil em setembro de 2024, é de 37,8%. Em 2005, quando a Companhia iniciou suas atividades, estava em 62,7%.

Apesar de o percentual de Joinville estar mais favorável se comparado a outras cidades do país, a Companhia Águas de Joinville realiza investimentos contínuos e coloca regularmente em prática um plano de ação com foco na melhoria gradativa desse resultado.

Por meio dessas ações, somente em 2024 foram identificados e consertados aproximadamente 2 mil vazamentos ocultos, aqueles que podem ser detectados apenas com aparelhos específicos, e substituídos cerca de 12 mil ramais, tubulação que transporta a água da rede da rua até os imóveis. Todo esse trabalho, somado às demais ações de combate às perdas, resultou em uma economia anual de mais de 1,2 bilhão de litros de água.

Em 2025, os investimentos para reduzir as perdas de água e para renovação e modernização da infraestrutura de abastecimento, também continuam e contemplam mais troca de redes e ramais, instalação de válvulas redutoras de pressão, dentre outras iniciativas.

Como utilizar a água que chega até os imóveis de forma consciente

Ainda que os números relacionados ao tratamento e distribuição de água sejam bem expressivos, é preciso utilizar esse recurso tão importante de forma consciente. Um passo importante é ter caixa-d’água no imóvel.

Em casos de interrupção no fornecimento, seja por manutenção ou melhorias nas redes, a reserva de água evita transtornos e assegura que atividades básicas, como higiene, alimentação e limpeza, sejam mantidas por meio do consumo consciente por até 24 horas.

O ideal é a proporção de 200 litros, por dia, por morador. Se na residência há cinco moradores, por exemplo, o reservatório deve ser no mínimo de 1 mil litros.

Além de ter a caixa-d’água, que é fundamental, há diversas formas de colocar o consumo consciente em prática na rotina.

Confira as dicas da Companhia Águas de Joinville

– Informe vazamentos: Ao identificar um vazamento na rua, ligue para a central telefônica 115. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas

– Abra menos a torneira ao lavar a louça: Se ficar aberta por cinco minutos, a torneira da cozinha consome em média 55 litros de água. Por isso, abra a torneira somente no momento de enxaguar os utensílios

– Use a descarga do vaso sanitário com consciência: Cada acionamento da válvula com caixa acoplada consome cerca de seis litros de água

– Tome banhos mais curtos: Essa ação pode economizar até 10 litros de água por minuto

– Feche a torneira enquanto escova os dentes: Isso ajuda a economizar mais de 11 litros de água

– Fique atento a vazamentos de torneiras e tubulações: Uma torneira que pinga pode desperdiçar mais de 46 litros de água por dia

– Lave roupas com menos frequência: A cada uso, uma máquina de cinco quilos consome 135 litros, sendo assim, ligue-a somente quando estiver totalmente cheia. Ou, então, ajuste o nível de água de acordo com a quantidade de roupas

– Não utilize mangueiras, seja para lavar o carro e as calçadas ou regar as plantas: Se usada por 15 minutos, consome 180 litros de água. Por isso, prefira baldes e esponjas, vassouras e regadores

– Reaproveite a água da chuva para regar as plantas ou lavar áreas externas.

Compartilhe

Skip to content